Ouvir um barulho estranho vindo do seu carro numa das suas viagens diárias pode causar preocupação.
As luzes do painel de instrumentos usualmente indicam se existem problemas no veículo, mas o próprio motor costuma alertar quando não está a funcionar corretamente através dos seus ruídos.
Por isso, é importante que saiba identificar quais são estes sons para saber com que urgência se deve dirigir a uma oficina.
Ruído ao virar
Se ouve um ruído enquanto faz as curvas é muito provável que o nível de óleo no reservatório não esteja dentro dos valores adequados. Deste modo, quando vira para fazer a curva surge o ruído devido à falta de lubrificação.
No entanto, uma fuga nos injetores do carro também pode provocar este som. O ideal será visitar uma oficina para se certificar do que estará a causar este problema.
Ruídos vindos dos anéis de pistão
O ruído provocado por anéis de pistão gastos ou partidos é semelhante a um ruído metálico abafado. Ignorar esta situação pode fazer com que gaste mais combustível nas suas viagens.
Som estridente e agudo
Um som agudo vindo do motor pode indicar problemas na correia de transmissão ou de serviço. Se optar por ignorar este ruído, uma das situações que pode ocorrer é o motor do carro simplesmente parar de trabalhar, deixando-o a pé.
No entanto, se alguma das peças descoordenadas do motor interferir com outros mecanismos, pode danificar de tal forma o motor que pode ser irreparável.
Batida metálica
Se ouve uma batida metálica vinda da câmara de combustão, podem existir três causas para este problema:
- Utilização de um combustível de menor qualidade;
- Mistura de ar e combustível com excesso de oxigénio;
- Distribuidor que não funciona corretamente.
Ruído contínuo
Ouvir um ruído contínuo, semelhante a uma máquina de costura quando arranca a frio, pode significar que existe uma folga entre o batente e a válvula. A intensidade do ruído que acontece enquanto o motor está a trabalhar, pode variar tendo em conta a velocidade a que circula.