A bomba de água é uma peça chave no sistema de refrigeração. Por isso, é importante que saiba como esta funciona, como deve ser feita a sua manutenção e os sinais que apresenta caso necessite de ser trocada.
Saiba tudo sobre a bomba de água e a sua manutenção e previna problemas mais sérios.
O que é a bomba de água do automóvel?
De forma a que os fluidos circulem de forma correta no sistema de refrigeração do seu automóvel, este necessita de uma bomba de água. Esta bomba evita o sobreaquecimento, por isso uma bomba de água avariada pode levar a problemas graves.
A bomba de água do carro encontra-se por trás da correia do alternador, na frente do carro.
Manutenção da bomba de água
A manutenção da bomba de água é importante para que evite avarias sérias e, se for rigoroso com os cuidados, pode reduzir a necessidade da sua substituição.
Desta forma, estes são alguns dos cuidados que a Gocarmat recomenda:
- Verificação periódica do nível do fluido anticongelante ou de arrefecimento (lembre-se de realizar esta tarefa sempre com o motor frio);
- Utilização do fluido recomendado pelo fabricante do automóvel e sempre na quantidade aconselhada;
- Nunca colocar a totalidade de líquido refrigerante, nem de água pura. Deve fazer a mistura que está indicada pelo fabricante do seu automóvel;
- Atentar a possíveis fugas. Se observar diminuição do nível do líquido de arrefecimento a bomba de água pode estar com problemas;
- Se notar que a temperatura do carro sobe excessivamente enquanto conduz, deve parar imediatamente para evitar acidentes;
- Informar-se através do manual do seu carro de forma a saber quando a bomba de água deve ser substituída.
Sinais de que a bomba de água do carro necessita de substituição
Quando a bomba de água não funciona corretamente, o carro imediatamente apresenta alguns sinais. Por isso, deve conhecer bem o seu automóvel para que consiga interpretar bem estes indícios.
Conheça alguns dos sinais aos quais deve estar alerta:
Fugas de água ou anticongelante: Se notar que o carro perde água debaixo do motor, isto pode indicar uma fuga na bomba de água. Se o líquido a verter for verde, rosa ou amarelo e com uma textura pegajosa, significa que é anticongelante.
Correia de distribuição solta: Uma correia de distribuição que apresente sinais de desgaste ou que está solta, usualmente é sinal de que precisa de trocar a bomba de água do seu automóvel.
Barulho estranho vindo do motor: Se o barulho do motor for diferente do que está habituado e mais violento, pode indicar também uma avaria na bomba de água (a verificação do barulho pode ser feita mesmo com o motor ligado e com o capô do carro para cima).
Mau funcionamento do ar condicionado: O mau funcionamento do ar condicionado do veículo também pode estar ligado a problemas na bomba de água. Neste caso deve visitar uma oficina Gocarmat para se certificar de qual é o problema.
Atente às luzes do painel: Se a luz de aviso do termóstato ou a luz do fluido de arrefecimento acenderem, poderá significar uma fuga ou mau funcionamento da bomba de água do carro.
Ferrugem nos componentes da bomba de água: Lembre de verificar periodicamente os componentes da bomba de água do seu veículo. Se se aperceber de que algumas peças estão com ferrugem deve procurar uma oficina Gocarmat para efetuar a sua troca.