carros-hibridos

A indústria automóvel está em constante mudança e a inovação faz parte dela. E considerando todas as novas políticas ambientais que têm vindo a ser implementadas, é importante que os veículos que conduzimos sejam o mais adaptáveis possível.

Já abordamos os carros elétricos anteriormente, e hoje conhecemos melhor os híbridos, uma opção que cada vez mais portugueses escolhem.

Por isso, caso esteja a considerar comprar um carro híbrido, ou se quiser apenas saber um pouco mais sobre eles, explicamos como funcionam e quais as vantagens e desvantagens que apresentam.

 

O que é um carro híbrido?

Um carro híbrido tem um sistema duplo, o que significa que é constituído por dois tipos diferentes de energia. Atualmente, os modelos mais comuns combinam um motor de combustão (a gasolina) com um motor elétrico. Estes funcionam em conjunto para oferecer um melhor desempenho e potência na condução.

 

Como funciona um carro híbrido?

Num carro híbrido quando acelera os dois motores funcionam em sinergia para melhorar o desempenho na condução.

No momento da travagem, estes automóveis regeneram grande parte da energia cinética que seria perdida nas travagens, e isto torna-os mais eficientes do que os carros a combustão.

Quando está parado e começa a iniciar a marcha, são os motores elétricos que dão a aceleração inicial para movimentar o carro. Deste modo, reduz o trabalho do motor a combustão no momento em que é menos eficiente e consome mais combustível.

Resumindo, o objetivo dos modelos híbridos é tirar o máximo partido da função destes dois motores. E são características como regimes mais baixos do motor melhorados e o aproveitamento da energia resultante das travagens, que permitem aos veículos híbridos fazer consumos incríveis e atingir níveis de poluição menos elevados.

 

Vantagens

Mas afinal, quais são as vantagens em adquirir um carro híbrido?

  • Baixos consumos

Um carro híbrido é bastante competitivo no que diz respeito a consumos quando comparado com um veículo tradicional que funciona a combustível. Se circular na cidade e não tiver necessidade de utilizar o motor de combustão diariamente, terá um consumo inferior. Por isso, quem tem um híbrido pode sentir bastante diferença nos gastos quando visita as bombas de gasolina.

  • Potência

Quando precisa de mais potência na sua condução, o automóvel híbrido utiliza o seu potente motor de combustão e também do facto de conter um ou mais motores elétricos. Usualmente, estes motores combinados conseguem atingir uma potência superior a 200 cavalos.

  • Melhor performance

Ao contrário dos motores a turbo, os motores elétricos dos híbridos fornecem potência instantânea e linear e, portanto, a aceleração é imediata. Assim, o motor de combustão vai ser poupado de bastante esforço.

  • Maior segurança

O facto de os veículos híbridos terem dois motores é bastante favorável para o condutor como já vimos, mas também transmite mais segurança. Isto acontece porque a maioria destes modelos têm tração integral, o que é bastante eficiente quando conduz em pisos molhados ou quando aderência pode ser mais reduzida.

  • Menos poluição

Um híbrido emite duas vezes menos CO2 que um automóvel com motor a combustão, o que significa que quando opta por um modelo destes está a ajudar na redução da poluição dos transportes no meio ambiente.

 

Desvantagens

Agora que já conhece todas as vantagens de um híbrido, quais são os pontos menos positivos?

  • Preço

A principal desvantagem de um veículo híbrido é, sem dúvida, o preço. O mesmo acontece com os automóveis elétricos, onde o preço é de tal forma um ponto negativo, que afasta as pessoas destes modelos. Apesar dos preços estarem a descer, nos dias de hoje o investimento continua a ser alto. No entanto, o custo elevado prende-se à construção complexa, à tecnologia envolvida e ao facto destes carros terem motorizações a gasolina bastante potentes.

  • Autonomia e preço das baterias

Outro dos problemas que pode afastar compradores é a autonomia e preço das baterias. 

Quando comparado com um automóvel tradicional a combustível, verifica-se que o tipo de bateria utilizado nos carros híbridos exige mais carregamentos de energia e é apenas suficiente para a circulação na cidade.

Estas baterias também exigem manutenção e a sua substituição, coisas que acarretam preços elevados. E dado que não são reutilizáveis e é necessário comprar novas, isso acaba a provocar problemas de sustentabilidade na altura da troca.

 

Esperamos que tenha ficado a saber um pouco mais sobre os carros híbridos e as suas vantagens e desvantagens. E caso opte por um, vai conseguir tomar uma decisão mais consciente e informada.

 

Nas oficinas Gocarmat podemos ajudá-lo a cuidar do seu carro híbrido, para que o mesmo esteja sempre seguro e pronto a conduzir. Contacte-nos!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

Política de Proteção de dados | Termos & Condições

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping