gerir-stress-no-transito

O aumento do número de carros na estrada, as ruas cheias de pessoas e o ambiente vivido no trânsito podem levar o condutor a ficar nervoso e stressado. Este stress durante a condução faz muito pior do que imagina.

Conheça as nossas dicas para saber como gerir o stress no trânsito para ter uma condução mais tranquila e segura.

 

Porque é que conduzir sob stress é tão perigoso?

A maioria das pessoas sabe que deslocar-se de carro quando estão stressadas, pode aumentar o risco de sofrer um acidente. Mas para além da saúde pessoal que sofre em detrimento do stress, a condução durante o trânsito, quando constante, pode mesmo diminuir a satisfação no trabalho e na vida.

A realidade é que os condutores stressados podem colocar-se a si próprios e aos condutores que os rodeiam em risco. A ansiedade pode rapidamente transformar-se em raiva numa situação de condução sob alta pressão, e pode levá-lo a conduzir de forma mais ofensiva. Lembre-se que é sempre bom praticar uma condução defensiva em vez de ceder a esta pressão.

Quando se encontra nervoso durante a condução, as suas capacidades de decisão também podem sair prejudicadas. Isto pode tornar muito difícil antecipar os seus próximos passos para quem partilha a estrada consigo e afetar a segurança de todos.

 

As nossas dicas

Respire fundo algumas vezes

Quando se sentir afetado pelo stress durante a condução, experimente respirar fundo várias vezes. A respiração diafragmática é uma técnica poderosa quando se trata de acalmar o corpo e a mente.

Para experimentar esta forma de meditação enquanto conduz, deve inspirar profundamente pelo nariz, enchendo o diafragma com bastante ar e deixar os pulmões expandirem-se antes de expirar pela boca. Deve executar esta técnica de respiração cinco a dez vezes seguidas e deverá sentir quase de imediato a calma a instalar-se sobre o corpo. Esta é uma técnica bastante útil sempre que se sentir stressado.

 

Ouça a sua playlist favorita

Aproveite o momento chato de estar parado no trânsito para se distrair com a sua playlist favorita ou com a sua estação de rádio de eleição e torne o momento mais leve e divertido.

Também está provado que a música tem uma correlação positiva com os nervos calmantes. Assegure-se apenas de que o nível de volume é moderado para não se distrair, e acalme o stress provocado pelo trânsito.

 

Ajuste as suas rotinas

Um dos melhores truques para gerir o stress no trânsito é também adaptar as suas rotinas para o evitar. Apesar de ser uma tarefa que pode ser difícil, deve fugir às horas de ponta e de maior fluxo no trânsito. Se quiser organizar-se melhor, atente ao tempo que passa no pára-arranca e considere-o nas suas rotinas e planos futuros.

 

Relativize a situação

A sensação de tempo perdido no trânsito é causa de stress para muitos. Mas a verdade é que, na maioria das vezes, está completamente fora do seu controlo. Por isso, é importante que relativize a situação e tente ficar o mais calmo possível. O desagrado por estar parado ou no pára-arranca constante durante longos minutos são situações temporárias e que, no final do dia, não valem a pena o aborrecimento.

 

Explore rotas alternativas

Saber que caminhos pode tomar também é muito importante para evitar o stress do trânsito. Ter mais do que um caminho alternativo para chegar ao seu destino pode ser a diferença entre estar 1h extra no trânsito ou estar descansado em casa. Por isso, crie rotas alternativas às que costuma tomar para evitar o trânsito, que pode ser intenso devido a acidentes ou outras situações.

 

Uma condução calma e sem stress é mais segura para si e para os outros condutores. Por isso, sempre que se sentir stressado no trânsito lembre-se das nossas dicas e não ceda ao desespero que este pode causar. Também o stress no trânsito é momentâneo e passará!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

Política de Proteção de dados | Termos & Condições

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping