declaracao-amigavel

Os acidentes podem acontecer quando menos se espera. Para que a seguradora possa apurar quem é o culpado, é necessário o preencher corretamente a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA). Se tem dúvidas de como o fazer, continue a ler o artigo e saiba como pode preencher este documento.

 

Para que serve a Declaração Amigável

Também designada por Declaração Amigável, a DAAA é um documento onde os condutores envolvidos num acidente podem descrever como aconteceu e a extensão dos danos. A partir destes dados, a seguradora irá tomar as devidas diligências e apurar o culpado.

O documento é composto por duas folhas que, quando sobrepostas, irão permitir que ambos os intervenientes tenham uma cópia da declaração.

 

Quando deve preencher a Declaração Amigável

O mais importante quando acontece um acidente é a segurança dos envolvidos e, caso existam feridos, o primeiro passo será contactar o 112 e as autoridades para tratarem corretamente da situação.

Este documento deve ser preenchido quando todos os intervenientes estão de acordo sobre o que aconteceu durante o sinistro. Tratando-se de uma Declaração Amigável, não será necessário a intervenção da polícia.

 

Preencher a Declaração Amigável

Siga estes passos para preencher corretamente esta declaração:

Declaracao-Amigavel

Dados do acidente

Corresponde aos campos com os números de 1 a 5. Nestes locais, deve indicar:

    1. Data e hora do acidente;
    2. Local do acidente: deve indicar o país e a localização exata. Caso o acidente tenha ocorrido num cruzamento, deve indicar o nome das duas ruas;
    3. Feridos: anote qualquer ferimento que tenha acontecido, mesmo que seja apenas um arranhão;
    4. Danos materiais: deve indicar para a existência de outros danos, que não nos veículos envolvidos: Danos em veículos estacionados, via pública, ou, objetos do interior da sua viatura que tenham ficado danificados durante o acidente;
    5. Testemunhas: caso alguém tenha testemunhado o acidente, deve indicar os seus dados.

Dados dos veículos

A Declaração Amigável apresenta dois quadros de cores diferentes com a indicação “Veículo A” e “Veículo B”.

    1. Segurado: aqui deve colocar o nome do detentor do seguro, mesmo que este não seja o condutor;
    2. Dados do veículo;
    3. Dados da seguradora: pode encontrá-los no seu certificado de seguro (carta-verde). O ideal é preencher todos os dados solicitados, mas os obrigatórios são o nome da companhia de seguros e o número da apólice;
    4. Dados do condutor;
    5. Ponto de embate: indicar com uma seta em que parte do veículo se deu o contacto inicial;
    6. Danos visíveis: anotar todos os danos observados no veículo depois do acidente.

Circunstâncias

    1. Apresentado numa coluna ao centro do documento da Declaração Amigável, aqui será onde os dados fundamentais do acidente são anotados, para que as seguradoras consigam entender o que realmente aconteceu. Continuará com a divisão de informação para o veículo A e o veículo B, devendo cada um dos intervenientes preencher a parte que diz respeito ao seu carro. No final, todos os envolvidos devem fazer a contagem do número de quadrados que assinalaram anteriormente.

Esquema do acidente

    1. Neste local, deve fazer um desenho esquemático de como o acidente ocorreu. Algo simples, mas perceptível. Se necessário, pode deixar um espaço onde pode adicionar texto para uma melhor compreensão da seguradora.

Observações

    1. Neste campo os intervenientes podem deixar as observações que considerem relevantes.

Assinaturas

    1. Para a Declaração Amigável ser válida, todos os intervenientes no acidente devem assinar o documento.

Passos finais

Após o preenchimento da declaração, cada condutor deverá ter consigo um dos exemplares do documento. Tem 7 dias após o sinistro para enviar o documento para a seguradora. A partir daqui, aguarde o contacto da agência de seguros, pois esta irá estabelecer as diligências necessárias para apurar o culpado do acidente.

 

O envolvimento num acidente causa, na maioria das vezes, danos na viatura. No nosso Centro de Colisão e Pintura pode reparar todos os danos causados na carroçaria. Contacte-nos para orçamento e verificação da sua viatura.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

Política de Proteção de dados | Termos & Condições

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping