Nunca é recomendado conduzir com um pneu furado, porque pode ser perigoso e causar danos no seu veículo. Quando conduz com um pneu furado, pode afetar o comportamento do carro, a estabilidade e o desempenho da travagem, pondo-o a si e às outras pessoas na estrada em risco.
Quanto tempo posso conduzir com um pneu furado?
Nunca deve conduzir mais de 2km com um pneu furado, e mesmo isso é forçar, por isso, faça-o apenas se necessário. Na realidade, quanto mais cedo tirar o carro da estrada, melhor. Cada quilómetro que conduz a mais significa mais danos potenciais para si e para o seu carro.
Passos a seguir
Se tiver absolutamente de conduzir com um pneu furado, aqui estão alguns passos que deve seguir:
1. Mudar o pneu
Se tiver um pneu suplente e as ferramentas necessárias para o mudar, faça-o num local seguro. Se não tiver um pneu sobresselente ou as ferramentas necessárias para o trocar, chame a assistência rodoviária.
2. Reduzir a velocidade
Abrande para uma velocidade segura, uma vez que conduzir demasiado rápido com um pneu furado pode fazer com que o seu veículo cauda de peixe ou perca o controlo.
3. Conduzir a direito
Tente conduzir em linha reta, uma vez que conduzir em curvas ou fazer movimentos bruscos pode ser perigoso com um pneu furado.
4. Evitar travar ou acelerar de repente
As travagens ou acelerações bruscas podem causar a perda de estabilidade do seu veículo, por isso tente evitá-las.
5. Dirigir-se para um local seguro
Se possível, conduza até um local seguro, como um parque de estacionamento ou uma estação de serviço, para que o pneu seja mudado ou reparado.