Conduzir em condições adversas é sempre desafiante, mas o vento pode ser um inimigo invisível bastante perigoso. Conheça as nossas dicas de segurança para conduzir com vento.
O vento afeta a estabilidade do veículo, particularmente quando é muito forte e sopra lateralmente. Por isso, é importante que saiba em que alturas deve estar atento e quais são os comportamentos a tomar se o vento soprar com mais intensidade.
Quando deve tomar precauções?
Segundo o IMT, existem alguns momentos aos quais deve prestar mais atenção:
- Em zonas abertas de planície, zonas marítimas costeiras ou de montanha. Nestas situações os condutores de veículos de caixa fechada e alta ou os que transportam cargas no tejadilho podem ser mais afetados pelo vento;
- Quando sai de um túnel ou zona protegida. Enquanto circula dentro de um túnel está resguardado do vento, mas assim que sai do mesmo e, dependendo da velocidade a que conduz, pode enfrentar rajadas de vento mais fortes;
- Enquanto atravessa pontes ou viadutos, especialmente em vias de velocidade mais elevada ou autoestradas, onde se sente mais facilmente o impacto do vento no comportamento do veículo. Alguns destes locais estão assinalados com sinalização vertical que indica as zonas onde o vento forte afeta, com frequência, a estabilidade do veículo, para que o condutor se possa preparar;
- Também a deslocação do ar causada pela passagem de veículos pesados em alta velocidade nas autoestradas, provoca ventos laterais que afetam os veículos ligeiros mais leves. A força do ar provocada pelos automóveis pesados, atinge mais os ligeiros durante as ultrapassagens, empurrando-os para o exterior da via.
As nossas dicas
-
Prepare-se antecipadamente
Durante a sua viagem, fixe os olhos na vegetação, nas árvores do caminho ou na sinalização vertical de vento. Devido ao seu movimento é possível perceber a direção do vento e até a sua intensidade. Se não tiver esta sinalização por perto, deve atentar ao pó levantado pelo vento ou a objetos a voar.
-
Segure bem o volante
Evite soltar o volante e não permita que este se mova. É importante que mantenha as duas mãos em volta dele com firmeza para que mantenha, ao máximo, o controlo do veículo durante as rajadas. Movimentos bruscos também são de evitar, porque o vento lateral é muito perigoso e facilmente o pode arrastar fora da via ou da estrada.
-
Evite travagens bruscas
Travar repentinamente pode fazer com que perca o controlo da viatura, causando um problema ainda maior. Faça sempre travagens suaves.
-
Diminua a velocidade
Controle a velocidade se o vento for muito forte e se estiver em situação de perigo iminente. Uma das dicas do IMT indica que deve circular a uma velocidade bastante inferior à permitida e numa mudança abaixo da aconselhada. Deste modo, terá maior velocidade e capacidade de reação bem como, controlo sobre o seu carro.
-
Dirija no centro da via
Se estiver a circular fora da cidade e se o trânsito o permitir, conduza com o carro o mais próximo que for possível no centro da estrada. Assim está a prevenir que, se vier uma rajada de vento mais forte, o desvie do seu caminho levando-o para o passeio.
-
Tome precauções a dobrar se estiver a chover
Muitas vezes, quando o vento é muito intenso, vem também acompanhado de chuva. Neste caso o desafio é ainda maior, porque para além de ter que controlar o carro que é empurrado pelo vento, também tem que conduzir num asfalto molhado e escorregadio, e com uma visibilidade menor. Por isso, é muito importante que conduza com ainda mais precauções, aumentar a distância de segurança e estar atento à estrada para poder reagir prontamente caso surja algum imprevisto ou se as condições piorarem.
-
Não transporte objetos fora do carro
Se tiver que conduzir num dia muito ventoso não é nada aconselhável transportar cargas fora do veículo ou reboques, porque podem ser levados pelo vento, ficarem espalhados pela estrada ou mesmo, no caso do reboque, bater no veículo e causar danos na carroçaria.