dicas-carro-parado

Problemas, mudanças na rotina ou um período de férias em família pode fazer com que o seu carro se mantenha na garagem por mais tempo que o habitual. Ou então restaurou um carro antigo e sai com ele muito pontualmente? Apesar destas situações acontecerem com alguma frequência, deve adotar alguns cuidados básicos e medidas de prevenção do carro parado, para que este não crie problemas.

Conheça as nossas dicas para cuidar de um carro parado há muito tempo para que quando decidir voltar à estrada, tudo esteja a funcionar perfeitamente:

 

Verifique todos os fluidos

Recorra ao seu manual de proprietário e verifique os níveis de óleo, líquido de limpa-vidros e líquido de refrigeração. Quando voltar a sair com o veículo repare também se existem pingos ou borrões de óleo no chão. Estas marcas podem ser sinal de que existem fugas na tubagem e este problema deve ser sempre analisado por uma oficina especializada. Contacte uma oficina Gocarmat para o ajudar com esta questão.

 

Faça uma limpeza a fundo

Esta é uma das dicas que faz toda a diferença, mesmo que pareça insignificante. A verdade é que se o carro ficar parado muito tempo e estiver sujo, da próxima vez que quiser sair com ele, pode encontrar uma surpresa desagradável. A sujidade pode dar origem a ácaros, insetos e outro tipo de pragas. Para que evite este problema, recomendamos que:

    • Limpe o interior com cuidado e retire qualquer vestígio de comida, que possa atrair insetos.
    • Limpe com cuidado dejetos de pássaros que possa encontrar no carro para não que não danifique a pintura;
    • Não ignore a limpeza dos tapetes, uma vez que são um local onde se acumulam bastantes resíduos.
    • Se fizer uma lavagem automática, circule um pouco com o veículo antes de o estacionar. Esta ação vai impedir que fique com água aglomerada no chassi ou na suspensão.

 

Repare no estado das escovas

Depois do carro estar parado muito tempo e estando a aproximar-se o fim do inverno, é uma boa altura para limpar as borrachas das escovas limpa-vidros. No entanto, se verificar que as borrachas se encontram em muito mau estado, deve substituí-las. Dirija-se a uma oficina Gocarmat caso precise de ajuda com esta questão ou aproveite a nossa campanha de escovas limpa-vidros.

 

Calibre os pneus

Outras peças que se deterioram quando o carro se encontra muito tempo parado, são os pneus. Estes podem deformar-se porque vão perdendo a pressão gradualmente devido ao peso que o carro exerce na área em que o pneu está em contacto direto com o chão. Quando isto acontece, o pneu sofre um achatamento e precisa de ser trocado. Para evitar esta situação, um truque simples é aumentar 0.3-0.5 bar acima do habitual para compensar o tempo em que o veículo ficou imobilizado e quando for conduzido voltar aos valores normais. Recomendamos também que, se for possível, mova o veículo alguns centímetros para trás e para a frente a cada duas semanas, o suficiente para que a roda dê uma volta completa.

Quando voltar a conduzir o seu carro verifique a pressão dos pneus, tanto dianteiros como traseiros, numa estação de serviço ou em qualquer oficina Gocarmat. Certifique-se que a pressão indicada pelo fabricante é a colocada nos pneus, e mantenha a segurança nas suas viagens.

 

Esteja atento à bateria

A bateria é um componente sensível do carro, e bem sabemos que não é preciso muito tempo parada para que comece a falhar. As boas notícias, é que este é um problema de fácil resolução. Faça uma viagem de 15km de duas em duas semanas, e este passeio é o suficiente para recarregar a bateria. No entanto, se sair com o carro não for uma possibilidade, deve deixá-lo a trabalhar ao ralenti, durante 30 minutos, num local arejado. No caso em que a bateria esteja bastante descarregada, pode precisar de uma viagem mais longa para a conseguir recarregar completamente. Se mesmo assim não resolver, pode pedir ajuda à Gocarmat. Nunca force o arranque nem empurre o carro, pois inconscientemente pode danificar algumas peças.

 

O estacionamento é importante

Quando um carro está parado existe a necessidade de o estacionar num sítio seguro. Uma garagem fechada é sempre o ideal, mas necessita de atentar à humidade. Pode diminuir a humidade acumulada no habitáculo, se possível movendo o carro para um espaço aberto onde possa abrir todas as portas e a mala. Deixe o carro arejar por 15 a 30 minutos e verá que, com este simples truque, está a evitar que os vidros embaciem facilmente e a refrescar o seu interior.

Caso necessite de deixar o carro estacionado no exterior, remova as escovas em primeiro lugar e guarde-as. Tente sempre deixar o veículo resguardado do vento e de árvores, e preferencialmente com uma proteção no pára-brisas da frente para proteção do interior dos raios solares e uma capa no exterior para proteção a pintura.

 

Salvaguarde os travões

Uma forma de proteger as pastilhas e discos traseiros da degradação enquanto o veículo está muito tempo parado, é estacionar o veículo num local sem inclinação (caso seja um espaço sem intervenção externa). Para isso, deve desengatar o travão de estacionamento mecânico tanto quanto possível e engrenar uma mudança (1ª ou marcha-atrás consoante o declive) ou colocar objetos pesados a bloquear as rodas para que o carro se mantenha imóvel.

 

Conduza o veículo

Se tiver disponibilidade, ligue o carro sempre que possível, e mova-o nem que seja apenas para sair e voltar a entrar na garagem. Mesmo que não seja praticável conduzi-lo com alguma frequência, deve fazer pequenos passeios pela vizinhança durante pelo menos 20 minutos. Desta forma previne deformações nos pneus, e também garante que o óleo e o líquido de arrefecimento se conservam em boas condições.

Se tem tendência a esquecer-se deste pormenor, tente ganhar o hábito de, pelos menos uma vez por semana, ligar o carro. Este hábito pode evitar-lhe problemas com a bateria que podem surgir quando menos precisa.

 

Continue a fazer a manutenção programada

Mesmo que a frequência de condução do carro possa diminuir, é importante manter os períodos de revisão preventiva definidos sempre pela marca. Verifique regularmente todos os componentes essenciais e visite a Gocarmat para a sua revisão periódica.

 

Esperamos que, com as nossas dicas, mesmo que mantenha o veículo parado na garagem, agora terá os devidos cuidados e precauções para conservar as partes essenciais do carro em bom estado. Assim, quando tiver que voltar à rotina com ele, garante que o seu funcionamento é perfeito e que não fica mal na estrada.

Caso nem tudo corra como previsto, saiba que pode sempre contar com a Gocarmat para o ajudar com o seu problema! Para mais dicas de manutenção e conservação do automóvel, veja os outros posts no blog.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

Política de Proteção de dados | Termos & Condições

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping