A travagem com o motor é uma técnica essencial para todos os apaixonados por condução. Para além de aumentar a sua segurança rodoviária, quando utiliza esta técnica também está a reduzir o desgaste do sistema de travagem do seu automóvel.
Neste Guia para a travagem com o motor, irá ficar a saber como deve fazê-lo e em que circunstâncias, para que consiga usufruir de todas as vantagens desta técnica.
O que significa travar com o motor?
Segundo o IMT, travar com o motor significa “reduzir a velocidade com o auxílio do motor”. Por outras palavras, esta técnica consiste na redução da velocidade do automóvel colocando o pé no travão, enquanto se reduzem gradualmente as mudanças na caixa de velocidades manual.
Utilizemos um exemplo para que a sua compreensão seja mais simples: se conduz com a quinta velocidade e vai reduzindo gradualmente para a quarta, terceira e segunda até circular a uma velocidade mais adequada às circunstâncias do piso, ou parar completamente o carro, está a utilizar a técnica de travagem com o motor.
Em que situações deve travar com o motor?
De acordo com as indicações do IMT, a travagem com o motor, em condução normal, deve ser utilizada, sobretudo, nas seguintes circunstâncias:
-
- Durante uma redução suave de velocidade na aproximação a um local que exija menor velocidade, preparando o veículo para posterior aceleração, como por exemplo na aproximação a uma curva, interseção ou local de perigo;
- Como apoio ao sistema de travagem:
- Em descidas prolongadas onde se pode dar um sobreaquecimento prejudicial dos travões;
- Em velocidades mais elevadas ou quando este já não se encontra na sua melhor eficiência.
Porém, existem outras situações onde a utilização desta técnica também é aconselhada:
-
- Em curvas apertadas, caminhos perigosos e descidas;
- Quando conduz em pisos molhados;
- Caso o sistema de travagem falhe;
Vantagens da travagem com o motor
A travagem com o motor é uma técnica bastante útil para uma condução defensiva, no entanto, também contribui para uma maior longevidade do sistema de travagem do seu veículo. Isto acontece porque os travões têm o apoio da caixa de velocidades e, por isso, as pastilhas de travão e os restantes componentes não são tão sobrecarregados. Desta forma, terá travões em bom estado por mais tempo, pois o seu desgaste natural será menor.
A travagem com o motor permite também um controlo superior da velocidade do carro nos casos onde isto é necessário. Tendo em conta que, quanto maior for a velocidade a que circula, menor é a aderência do carro ao piso, quando recorre à travagem com o motor, o automóvel voltará a ganhar aderência e assim pode seguir a sua viagem de forma mais segura.
Deste modo, podemos concluir que a travagem com o motor apresenta duas grandes vantagens:
-
- Maior longevidade do sistema de travagem;
- Redução de acidentes na estrada.
No entanto, lembre-se sempre que a travagem com o motor deve ser feita gradualmente, porque a alteração brusca de uma mudança alta para uma baixa aumenta o esforço do motor e ainda o desgaste da caixa de velocidades do seu automóvel. Existem situações graves onde estes dois componentes que são tão importantes para o carro podem ficar danificados e resultarem numa reparação cara.