lampadas-luzes-carro

O bom funcionamento dos faróis e restantes lâmpadas e luzes do carro é de extrema importância para manter a segurança durante a condução. Quando estes não estão em boas condições, a visibilidade sai prejudicada e coloca em risco os ocupantes do veículo e não só. Por este motivo, a sua manutenção é imprescindível. Saiba os cuidados que deve ter com as lâmpadas e luzes do carro e evite imprevistos.

 

Luzes do habitáculo

As luzes do interior do habitáculo são importantes pois proporcionam conforto ao condutor e aos seus passageiros quando viajam durante a noite. Tal como a maioria das peças no automóvel, também os componentes do sistema de iluminação instalados na fábrica podem vir a necessitar de substituição ou outro tipo de cuidados. Os motivos são vários, desde a lâmpada deixar de funcionar, a melhorar a visibilidade dentro do veículo, entre outros.

Para aumentar o tempo de vida útil das lâmpadas do seu automóvel, deixamos algumas dicas sobre como as utilizar e quando as substituir:

    • Não existe um prazo definido para a substituição das peças. A verdade é que apenas necessita de as substituir quando avariarem. A vida útil das lâmpadas está usualmente indicada pelo fabricante, o que indica que uma lâmpada de incandescência pode funcionar até 500 horas e as de LED até 30 mil horas.
    • Atente à humidade elevada dentro do veículo pois pode causar oxidação dos terminais da lâmpada e quando isto acontece, a luz não liga.
    • Se as luzes interiores não funcionarem, teste as lâmpadas e, caso seja necessário, troque-as. Se continuar sem luz, faça um teste ao sistema com um multímetro.
    • Quando o fusível está fundido, deve procurar a causa do curto-circuito no sistema elétrico da viatura e repará-la numa oficina.
    • Se tanto a lâmpada, como o fusível estiverem em boas condições, examine os circuitos elétricos começando pela lâmpada, dada a possibilidade da existência de problemas num cabo.

Se alguma destas avarias for provocada por falhas no sistema elétrico do carro, podem ocorrer avarias no funcionamento dos dispositivos eletrónicos que devem ser analisadas numa oficina. Na Gocarmat podemos ajudá-lo com este problema, contacte-nos para mais informações.

 

Faróis e lâmpadas exteriores

Um farol que não funciona corretamente pode ser o causador de um acidente ou, na melhor das hipóteses, dar-lhe uma multa. A utilização incorreta dos faróis pode, por exemplo, atrapalhar a visão de um motorista que conduz no sentido contrário e é passível de infração grave.

Conheça algumas dicas importantes e faça uma manutenção preventiva para deixar estes acessórios sempre em perfeitas condições:

    • Se já encontrou água nos faróis do seu carro pode estar com um problema clássico na vedação do farol. Esta é uma situação que pode levar a um curto-circuito que acabará a estragar mais do que apenas o sistema de iluminação. Se identificar a presença de água nos faróis, pode ser necessário trocar as borrachas de vedação, ou até mesmo o farol completo.
    • Verifique periodicamente se as luzes estão bem reguladas. Durante as suas viagens, o veículo sofre vibrações causadas pelas irregularidades da estrada, e os faróis podem começar a sair da sua regulação ideal. Resolva esta situação colocando o carro num lugar plano e perto de uma parede lisa e verifique se as luzes estão reguladas.
    • As variações climáticas também afetam os seus faróis. Muitas vezes até os carros com um aspeto cuidado, apresentam faróis amarelados ou opacos. Para evitar esse tipo de danos, evite deixar o carro sempre exposto ao sol ou à chuva e tente estacionar a viatura em sítios cobertos, principalmente durante períodos mais longos.
    • Quando os faróis eram de vidro, sofriam menos desgastes com os efeitos do clima e não amarelavam. No entanto, partiam mais facilmente e ainda eram mais caros. O plástico e policarbonato utilizados atualmente são materiais mais resistentes a impactos e saem mais baratos, mas também ficam amarelos e opacos mais rápido. Porém, este é um problema de fácil solução. Apenas esteja atento ao desgaste e faça periodicamente um polimento para clarear o acrílico, manter a transparência dos faróis e permitir a correta propagação da luz. Se precisar de ajuda com este processo, leia o artigo que a Gocarmat preparou sobre como deixar os seus faróis a brilhar.
    • Se o farol não desligar corretamente, pode ter-se deparado com problema elétrico e é importante verificar se os fusíveis estão sobrecarregados. Se mesmo com a troca desse componente o problema persistir, deve fazer como aconselhámos anteriormente e visitar uma oficina. O problema pode não ser de fácil resolução e necessitar de um olho técnico.
    • Não ignore as pequenas lâmpadas da matrícula, nem as luzes de mudança de direção, que podem também causar problemas na estrada.

Para além da aparência, são necessários outros cuidados com os faróis do carro. Para garantir seu funcionamento correto, faça revisões periódicas nos faróis, faróis de nevoeiro, luzes de travão e ainda não se esqueça de os regular.

 

Verifique as lâmpadas e luzes do seu automóvel com frequência para manter o seu perfeito funcionamento. Para evitar problemas e manter uma aparência estética impecável, siga as dicas e esteja sempre em dia com a iluminação do seu veículo. Para tratar do resto, conte com a Gocarmat para manter as luzes do seu carro nas melhores condições ou para fazer a manutenção periódica.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

Política de Proteção de dados | Termos & Condições

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping