A pensar na sua comodidade, a GOCARMAT tem a sua disposição o serviço de acompanhamento do seu veículo ao centro de inspeção automóvel, efetuando antecipadamente um Check-Up que compreende a verificação dos seguintes pontos:
- Óleo e Respetivo Filtro, Filtro do Ar e Filtro de Combustível,
- Pastilhas Travão, Sistema de Travagem e Pneus,
- Faróis, Piscas, Iluminação da Matrícula e Escovas Limpa vidros,
- Líquido Radiador, Líquido Travões e Líquido Limpa-vidros,
- Roda Suplente, Macaco, Chaves, Triângulo e Colete,
- Motor, Embraiagem, Caixa de Velocidades, Transmissões, Correias, Direção, Suspensão/Amortecedores, Sistema de Escape e possível corrosão inferior,
- Bateria, Vidros Elétricos, fechadura das portas, Espelhos, Rádio, Ventilação e/ou Ar-Condicionado mais Instrumentos de navegação,
- Por último faremos um Diagnóstico Digital que fará um conjunto de testes imprescindíveis para a deteção e avarias no veículo, enviando de seguida um relatório digital para o seu email com fotos e vídeos do seu veiculo afim de atestar a veracidade do check-Up efetuado.
Porque é que os veículos chumbam nas inspeções?
Todos os anos, milhares de veículos rumam aos Centros de Inspeção e todos os anos, com todos os inconvenientes que isso acarreta, muitos são aqueles que acabam por reprovar.
As situações que levam à sua reprovação são identificadas por problemas relacionados com o funcionamento, com a segurança e/ou com a identificação do veículo.
De acordo com o Instituto de Mobilidade e dos Transportes, um veículo não passa na inspeção quando apresenta mais do que cinco deficiências do Tipo 1 ou uma ou mais deficiências do Tipo 2 ou do Tipo 3 ou mesmo quando as deficiências anteriormente apontadas não forem prontamente resolvidas/corrigidas.
Quais são os defeitos passiveis de reprovação?
GRAU TIPO 1: Não afeta gravemente as condições de utilização do veículo ou condições de segurança. Viatura pode circular, mas poderá haver necessidade de uma nova apresentação no centro de inspeções.
GRAU TIPO 2: Com esta consideração o veículo poderá ter em causa as suas condições de utilização, segurança ou identificação do veículo, tendo o proprietário 30 dias para resolver os problemas reportados e apresentar novamente o veículo no Centro de Inspeções. Caso o veículo não esteja ainda em boas condições e volte a não ser aprovado, o prazo para a reinspecção seguinte é de 15 dias.
GRAU TIPO 3: Este é o mais grave, implica a imobilização do veículo ou permite apenas a deslocação até à oficina de reparação e posterior regresso ao Centro de Inspeções para confirmação das reparações. A viatura não pode circular livremente.
Quais são o tipo de falhas mais comuns para reprovação?
Na maioria dos casos registados, quando um veículo reprova no centro de inspeções é porque foram encontradas algumas das deficiências mais à frente descritas.
Problemas com travões, direção, luzes, suspensão e pneus, escape e ruído, entre outros, são as deficiências que mais vezes ditam a reprovação dos veículos nas inspeções periódicas.
Entre as falhas mais comuns, destacam-se:
- mau funcionamento das luzes, refletores e interruptores elétricos,
- mau estado de conservação da bateria ou das fixações elétricas,
- desalinhamento ou folgas na direção,
- mau estado da matrícula, capacidade de reflexão ou deformação,
- deformações das jantes, mau estado dos Pneus,
- pára-choques em mau estado, desalinhado ou deformado,
- mau funcionamento do manómetro de combustivel ou fugas de combustivel,
- desgaste excessivo, danificação ou fugas de ar excessivas das válvulas de travagem
- perda de óleo do motor ou dos travões,
- espelhos retrovisores que não possam ser regulados,
- inexistência do dístico GPL quando a viatura o exige,
- entre outros,
Consulte a nossa área de Vouchers para verificar se existe atualmente alguma promoção relacionada com a ida do seu veiculo ao centro de inspeções.