test-drive--que-precisa-de-saber

A compra de um carro é uma decisão importante e, por isso, exige que tenha em consideração uma série de fatores. Se quer ter a certeza de que leva para casa o carro perfeito para o seu dia a dia, fazer um test-drive pode ser o ideal. Ajuda na eliminação de dúvidas que possam surgir e, ao mesmo tempo, descobre a sensação que tem a conduzir o modelo que escolheu.

Para o ajudar neste processo, preparamos uma lista com algumas informações que deve ter em conta se estiver a pensar realizar um test-drive.

 

Porque deve fazer um test-drive antes de comprar um carro

Todo o consumidor tem o direito de pedir a realização de um test-drive antes da compra de um carro novo. Mas as estatísticas mostram que apenas 30% dos condutores em Portugal fazem um test-drive antes da aquisição. No entanto, as vantagens de fazer um test-drive são inúmeras. Desta forma pode verificar se o espaço é suficiente para o transporte da família inteira, se cabe tudo na bagageira, e como se sente ao conduzir o seu modelo favorito.

 

Quem pode fazer um test-drive

Uma carta de condução elegível é tudo o que necessita para realizar um test-drive. Opte por fazer a marcação antecipadamente no concessionário para verificar qual a disponibilidade de conduzir o modelo que tem em mente.

 

Agendar o test-drive

A marcação de um test-drive pode ser feita de diversas maneiras, como através do website da marca, pelo telefone, ou dirigindo-se a um concessionário para fazer o agendamento. Tendo em conta que deve fazer o test-drive com o modelo que considera que tem todas as características certas para si, para evitar constrangimentos, lembre-se de mencionar o modelo do automóvel e com que especificações pretende testar. Assim evita que este não esteja disponível aquando do momento da sua visita.

 

Prepare-se para o test-drive

Questione-se primeiro, qual é o carro que mais se adequa a si? As opções são várias: pequeno, grande, citadino, familiar, caixa de mudanças automática ou manual, etc. Por isso, antes de marcar o seu test-drive, lembre-se de fazer uma reflexão sobre o seu dia a dia com este veículo e verificar quais são as suas necessidades.

Utilize as informações que recolheu durante a sua pesquisa para planear algumas questões para fazer ao vendedor e, desta forma, irá para casa com todas as suas dúvidas esclarecidas.

Lembre-se de realizar também uma lista de verificação aos principais sistemas do veículo como os travões, luzes, motor e extras. Esta análise vai ajudá-lo a perceber o seu funcionamento e a antever possíveis limitações.

 

Dicas para um test-drive bem sucedido

Durante a realização de um test-drive, deve observar e testar vários pontos:

  1. Muito importante: não se esqueça de levar a sua carta de condução. Sem ela não poderá conduzir o veículo. Calçado confortável e óculos (graduados ou de sol, caso necessite) também são importantes para que tenha uma melhor experiência de condução;
  2. Normalmente um test-drive dura 30 minutos, por isso, tenha calma e peça o acompanhamento do vendedor para que o possa questionar caso surja qualquer dúvida durante a viagem;
  3. Pense na utilização que irá dar ao seu automóvel. Se for possível, inclua no test-drive um percurso que faz parte da sua rotina ou então um percurso semelhante a este;
  4. Não vá sozinho. Levar a família ou amigos durante esta experiência vai garantir que tem a opinião de todos em relação ao conforto do automóvel e se este aguenta bem ou necessita de um com mais potência. Para isso, é importante que questione o concessionário se pode levar acompanhantes;
  5. Saiba qual o consumo médio que fez durante o test-drive, para descobrir quanto consome o carro com o seu tipo de condução;
  6. Se tem filhos pequenos leve consigo os acessórios mais importantes que fazem parte da sua rotina como as cadeiras de transporte das crianças ou o carrinho. Assim poderá ver se estes cabem no seu carro ideal.
  7. Experimente a tecnologia disponível. Como já aconselhamos em cima, quando fizer o test-drive, deve fazê-lo com algum tempo para conseguir experimentar tudo. Faça alguns testes ao sistema de navegação, bluetooth, sistema de reconhecimento de voz, aquecimento dos bancos, e restantes gadgets que possam estar incluídos.
  8. Por fim, não tome uma decisão na hora. Vá para casa, durma sobre o assunto e deste modo tomará uma decisão de forma consciente, racional e não emocional.

 

Agora que já sabe tudo sobre como tirar o melhor partido de um test-drive, não faça parte das estatísticas e tire partido desta experiência quando estiver à procura do seu carro novo. E não se esqueça que a Gocarmat está sempre disponível para o ajudar na manutenção da sua nova viatura!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

Política de Proteção de dados | Termos & Condições

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping