Conduzir diariamente pode ser um desafio à tranquilidade e à paciência. O stress de conduzir no trânsito, especialmente nas horas de ponta, pode ser sinónimo de um mau começo (ou final) de dia. Assim sendo, reunimos algumas dicas para conseguir controlar o stress no trânsito e ajudá-lo a ter uma condução mais calma e segura!

 

Adapte os seus horários e rotinas

Evitar as horas de ponta e de maior fluxo no trânsito é, sem dúvida, a melhor dica para evitar o stress! Sabemos que nem sempre é fácil, especialmente se tiver de ir para um local de trabalho designado com horários de trabalho fixos. Ou se tiver de ir levar e buscar os filhos à escola. No entanto, pense de que formas poderia adaptar a sua rotina para conduzir a horas diferentes. Por exemplo, se tem de entrar no trabalho sempre às 9h, porque não sair de casa 1h mais cedo e aproveitar para ir ao ginásio?

 

Crie rotas alternativas ao trânsito

Saber que caminhos pode tomar é também muito importante para evitar o trânsito. Ter mais do que uma alternativa para chegar ao seu destino pode ser a diferença entre estar 1h extra no trânsito ou relaxar 1h extra em casa. Por isso, crie rotas e caminhos alternativos para evitar o que costuma fazer, caso o trânsito esteja muito intenso devido a, por exemplo, um acidente.

 

Relativize a gravidade da situação

Ninguém gosta de perder tempo no trânsito, é verdade. Mas pense: é realmente esse o maior problema que poderia enfrentar? Embora seja aborrecido, o trânsito é temporário. Assim que passar a fase do pára-arranca, é como se nada tivesse acontecido e é um problema completamente esquecido. É, também, algo fora do seu controlo. Por isso, lide com o trânsito da forma mais tranquila possível. Ficar ansioso não reduzirá o trânsito, apenas aumentará a sensação de tempo perdido.

 

Evite ser reactivo na condução

Quando estamos sob stress temos uma maior tendência para ser reactivos. É comum surgirem discussões entre automobilistas em momentos de trânsito. Mas, ter uma atitude negativa ou agressiva na condução, pode dar origem a acidentes – o que implica, no mínimo, ainda mais tempo perdido. Por isso, evite entrar numa espiral de más reacções que compliquem a condução de todos e, ao fim e ao cabo, possam colocar em causa a sua segurança.

Distraia-se com música e respire

Se realmente está preso no trânsito, não há nada mais a fazer a não ser aceitar e relaxar. Por isso, aproveite este momento para ouvir a sua estação de rádio favorita ou distrair-se com a playlist do momento. Vai sentir-me melhor, mais leve e mais divertido. E o tempo vai passar muito mais rápido. Mas, claro, fique sempre atento à estrada!

Aproveite também o momento para fazer alguns exercícios de respiração para acalmar. Feche os vidros para evitar o barulho e a poluição do exterior. Inspire, expire e concentre-se apenas em si e em relaxar.

 

Uma condução calma e sem stress é mais segura para si e para os outros. Por isso, não ceda ao stress e lembre-se que o trânsito é momentâneo e passará!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer