Os pneus são um dos componentes principais na segurança rodoviária, uma vez que são o único elemento do carro que está em contacto direto com a estrada. A aderência do carro à estrada está inteiramente dependente do estado dos pneus, podendo estes ser a diferença entre uma condução segura ou não, pondo em causa a sua própria segurança, assim como a de quem circula nas estradas. Por exemplo, perante uma situação de possível aquaplanagem, os pneus podem ser decisivos para não perder o controlo do seu carro!

É importante ajustar os pneus ao veículo e ao seu tipo de condução, sendo necessária uma manutenção regular. Adaptar os pneus ao tipo de condições em que conduz – pneus de verão ou inverno e mais adequados para chuva ou gelo, por exemplo – pode também fazer toda a diferença na condução. Invista em pneus de qualidade elevada e maior durabilidade, evitando pneus mais baratos que possam ter um desgaste mais rápido e deficiente, e não se esqueça que os pneus devem ser sempre iguais no mesmo eixo, ou seja, os pneus da frente devem ser iguais entre si e os de trás também – troque-os sempre aos pares.

Para além da qualidade e da tipologia do pneu, que deve respeitar o piso onde mais frequentemente circula e o tipo de condução que faz, existem outras formas de fazer uma adequada manutenção dos mesmos. Partilhamos consigo 3 conselhos para tal:

1. Verifique regularmente a pressão dos pneus

Cada carro tem uma pressão ideal para os pneus de acordo com o veículo (peso, performance, etc), que deve ser sempre respeitada. Com a utilização, os pneus vão tendo pequenas perdas de ar, sendo por isso importante confirmar com alguma regularidade se a pressão dos pneus continua a seguir a indicações do seu veículo. Se a pressão dos pneus estiver abaixo do indicado, a sua vida útil será menor, a performance do carro em estrada fica comprometida e o consumo de combustível é superior. Por isso, verifique a pressão dos pneus todos os meses.

2. Analise deficiências e desgaste nos pneus

Garanta que os pneus não apresentam rasgos, cortes ou desgaste irregular em toda a sua superfície, que possam comprometer a segurança na estrada. Se verificar qualquer anomalia nos pneus, leve o seu carro a uma das oficinas Gocarmat e, se necessário, substitua-os.

3 – Tenha sempre em atenção a profundidade das ranhuras dos pneus

Todos os pneus têm ranhuras, que permitem uma maior aderência ao piso, especialmente em estrada molhada. A profundidade mínima legal para estas ranhuras é de 1,6mm – nunca deve circular com o carro se a profundidade das ranhuras dos pneus for inferior à estipulada por lei. Verifique cada pneu ao longo de cada ranhura principal e garanta que esta profundidade é respeitada e não tem desníveis significativos.

Na Gocarmat temos um ampla gama de pneus, podendo assim adquirir os mais adequados ao seu veículo, sendo que tratamos de toda a montagem dos mesmos.

Não se esqueça que ter cuidados básicos com o seu veículo pode estabelecer a diferença entre uma condução segura ou não, para si e para os outros!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

Política de Proteção de dados | Termos & Condições

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping