Porque é que eu devo proceder regularmente à higienização interna do Habitáculo e a limpeza das condutas do Ar Condicionado do meu veículo?
Os filtros de habitáculo são responsáveis por reter as impurezas do ar aspirado pelo sistema de ar-condicionado.
O ar recebido dentro do Habitáculo pode conter 10 vezes mais impurezas que o ar respirável fora do veiculo e pode tornar-se pior se o filtro de habitáculo estiver impregnado com um excesso de agentes nocivos à saúde.
Além da verificação e limpeza do sistema de ar-condicionado a cada 20 mil km e possível *troca da correia do compressor, a manutenção preventiva do sistema de ar-condicionado do veículo *prevê a troca do filtro de habitáculo a cada 15 mil km ou anualmente, conforme marca e modelo do seu veiculo.
Segundo os fabricantes de filtros, é recomendável fazer uma verificação do estado geral do filtro (aparência e nível de substâncias impregnadas no filtro) a cada seis ou oito meses, pois a durabilidade e eficácia dos componentes estão diretamente ligadas às condições ambientais onde o veículo é utilizado e os hábitos dos seus ocupantes, como por exemplo fumar dentro do habitáculo.
Cuidado redobrado…
Nas grandes cidades onde há um maior índice de poluição e contato com agentes nocivos, vírus, bactérias e fungos é necessário consciencializarmo-nos que em muitos dos casos, apesar do filtro parecer que está em boas condições e sem sujidade aparente, não significa que não tenha que ser substituído. Grande parte dos elementos nocivos à nossa saúde são invisíveis ao olhar comum e acabam por circular dentro do habitáculo dos nossos veículos.
Nos casos em que o veículo já tem alguma idade e não possui este tipo de filtro, convém verificar regularmente as condutas do ar e se possível a sua desmontagem para a higienização interna.
Contacte-nos, veja na zona de promoções se existe atualmente uma promoção para Higienização interna do Habitáculo e das condutas do Ar condicionado.