Nos dias que correm é extremamente importante manter o nosso automóvel limpo, e por isso, preparámos algumas dicas de como fazê-lo, da melhor da forma.

Interior:

O interior do seu automóvel tem várias zonas diferentes que precisam de cuidados diferentes:

  1. Tapetes

Estas são as superfícies que acumulam maior sujidade devido ao contacto direto com os sapatos.  No caso de tapetes de pano deverá escová-los, aspirá-los bem ou lavá-los e no caso dos tapetes de borracha poderá lavá-los com água e sabão, evitando o uso de produtos químicos. Por fim deixe-os secar ao sol.

  1. Bancos e estofos

No caso de estofos de tecido, utilize um pano húmido e um produto adequado à limpeza dos mesmos. Deverá evitar o uso de água durante a limpeza pois devido à rápida absorção, a secagem é bastante demorada. Para estofos de couro, utilize apenas um pano seco e macio ou, poderá optar o pano húmido com um detergente adequado.

  1. Painel

É uma superfície com grande foco de bactérias. Sugerimos a limpeza com um pano de microfibras com um produto adequado para esta zona do automóvel.

  1. Vidros

Deverá retirar os resíduos de sujidade com produtos apropriados e um pano limpo.

  1. Outras zonas de maior contacto

As zonas: Volante, alavanca de velocidades, controlos de rádio, pisca-piscas (e outras alavancas de comando do volante), apoios de braço, controlos de posição de banco, moldura da porta, manípulos das portas.

Sugerimos a limpeza periódica com um pano de microfibras e produto apropriado a estas zonas para evitar o desgaste dos materiais. Deverá evitar o uso de água e ter sempre um gel ou toalhitas desinfetantes. Estes serão úteis para usar diariamente quando sai à rua e não tem possibilidade de lavar as mãos antes de entrar no carro.

Exterior

Para limpar o exterior, prepare:

  • Balde com a mistura de água com detergente adequado para a limpeza do automóvel;
  • Esponja de limpeza;
  • Pano para as jantes;
  • Pano para parte exterior dos vidros;
  • Pano para o o resto do veículo.

O processo de lavagem é bastante simples:

  1. Passe o automóvel todo por água, começando em cima, e molhe a esponja que irá usar no balde com a mistura, passando de seguido por toda a superfície. Nos pneus, use um pano para tirar sujidade das jantes, passando por água antes.
  2. Depois de envolver o veículo com a mistura de limpeza, volte a passar com a água.
  3. Utilize por fim o pano para secar o automóvel.
  4. Para efetuar a limpeza dos vidros, sugerimos a utilização de detergente adequados e o pano.

Não se esqueça de utilizar produtos de limpeza e materiais adequados a cada zona do seu automóvel para evitar possíveis danos de pintura e dos materiais.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer