Os equipamentos de segurança automóvel atuam em dois momentos: a tentar prevenir ou evitar acidentes (segurança ativa) e, caso aconteça, a minimizar os seus efeitos (segurança passiva).

Conheça, a seguir, quais são estes equipamentos de segurança automóvel e como utilizá-los.

 

Equipamentos de segurança ativa

 

Sistemas de travagem

De ajuda e aumento de eficácia: tipo de travão, arrefecimento da travagem, ABS (Sistema Anti-Bloqueio), servo-freio.
A função dos travões ABS é evitar que os pneus bloqueiem e derrapem numa travagem, permitindo ao condutor ter o controlo da direção ao mesmo tempo que trava.

 

Sistema de direção, pneus, amortecedores e demais órgãos

De aderência e suspensão e controlo de estabilidade, nomeadamente apêndices aerodinâmicos, ESC, etc.

 

Controlos eletrónicos de estabilidade

Numa situação de derrapagem numa curva, os controlos eletrónicos de estabilidade devolvem ao automóvel a trajetória traçada pelo condutor sem que este intervenha.

 

Travagem automática de emergência

Quando uma colisão está prestes a acontecer, o sistema de travagem automática de emergência aplica os travões caso o condutor não o faça, atenuando ou evitando o choque.

 

Montagem de alcoolímetro pré-instalado

Este dispositivo de segurança não permite ao condutor ligar o motor se ele tiver ingerido bebidas alcoólicas em excesso.

 

Aviso do grau de alerta do condutor

Em caso de sonolência ou desatenção do condutor, este sistema adverte-o.

 

Aviso avançado de distração do condutor

Em situações de trânsito intenso, este sistema alerta o condutor que está distraído.

 

Sinalização luminosa de paragem de emergência

Em caso de desaceleração elevada após uma forte travagem, os piscas acendem alertando outros condutores.

 

Assistente inteligente de velocidade

Este sistema ajuda o condutor a manter o automóvel dentro dos limites de velocidade permitidos em cada troço do percurso.

 

Assistente de manutenção da trajetória

Como o próprio nome sugere, este dispositivo de segurança avisa o condutor se ele sair inadvertidamente dos limites laterais da estrada, através de vibração no volante e até de correção da trajetória.

 

Câmara de marcha-atrás

A câmara de marcha-atrás deteta a aproximação de peões ou automóveis durante o recuo do veículo, contribuindo para evitar colisões.

 

Aviso de ângulo morto

Este aviso alerta o condutor da presença de outro automóvel no ângulo morto através de luz a piscar e de som.

 

Controlo de cruzeiro adaptativo

Estabelece uma determinada velocidade constante em autoestrada e permite programar uma determinada distância de segurança relativamente ao automóvel à frente.

 

Faróis automáticos

Dispositivo importante que permite ao automóvel mudar os faróis automaticamente (de médios para máximos e vice-versa).

 

Equipamentos de apoio ao conforto e navegação

GPS, bancos envolventes, climatização.

 

Equipamentos de segurança passiva

 

Cinto de segurança

Item obrigatório em automóveis ligeiros, o cinto de segurança retém o corpo dos ocupantes do automóvel, reduzindo lesões graves e salvando vidas. Deve ser usado por todas as pessoas, quer condutor, quer passageiro, à exceção daquelas que possuam um atestado médico de isenção por graves razões de saúde, emitido pela autoridade de saúde da área da sua residência.

 

Pré-tensores

São um complemento ao cinto de segurança e servem para ajustar o cinto ao corpo e manter a pessoa ajustada ao seu lugar.

 

Encosto de cabeça

Deve ser ajustado adequadamente à altura da cabeça para proteger a região do pescoço e cervical em caso de embate pela retaguarda.

 

Airbag

Complemento frontal e lateral que atua após a colisão, destinado a proteger a parte superior do tronco.

 

Barras de segurança laterais

Barras de aço fixadas entre as colunas do automóvel, por dentro das portas, que têm a função de preservar o habitáculo em caso de colisões laterais.

 

Estrutura resistente do quadro

Também chamado de chassis, o quadro é o núcleo do automóvel e refere-se ao esqueleto metálico que vertebra o carro e suporta o resto dos elementos.

 

Zonas de deformação programada

Estruturas deformáveis da carroçaria para absorver a energia do choque.

 

Sistemas de retenção para crianças

Classificados em 5 grupos:

  • 1º Grupo 0: peso inferior a 10 kg, alcofa rígida e até 9 meses ou 10 kg, cadeira assento invertido.
  • 2º Grupo 0+: peso inferior a 13 kg, cadeira assento invertido.
  • 3º Grupo I: peso entre 9 kg e 18 kg, cadeira assento invertido.
  • 4º Grupo II: peso entre 15 kg e 25 kg, cadeira apoio/banco elevatório.
  • 5º Grupo III: entre 22 kg e 36 kg, banco elevatório.

 

Colete Retrorreflector

O colete retrorreflector deve ser utilizado sempre que o automóvel ficar imobilizado na via ou na berma, e o condutor estiver a colocar o triângulo de pré-sinalização de perigo, a reparar o veículo e/ou a remover carga caída na via.

 

Triângulo de pré-sinalização de perigo

Sempre que o automóvel ficar imobilizado na via ou na berma ou nestas tenha deixado cair carga, o triângulo deve ser colocado perpendicularmente em relação ao pavimento e ao eixo da faixa de rodagem, a uma distância superior a 30 metros da retaguarda do veículo ou da carga e deve ser visível a, no mínimo, 100 metros de distância.

 

Extintor

Permite o controlo do início de incêndio, evitando tomar proporções incontroláveis.

 

A sua segurança é a nossa prioridade.
Conte com a Gocarmat.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

Política de Proteção de dados | Termos & Condições

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping