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Atualmente não se imagina que um automóvel novo venha sem qualquer airbag. Mas a realidade é que, durante muito tempo, os carros não tinham este sistema. No entanto, um airbag é uma parte crucial do sistema de segurança passiva de um veículo e é fundamental para a proteção dos condutores e passageiros.

Tendo em conta que é considerado um dado adquirido na aquisição de um carro, a realidade é que muitos não sabem como é que este funciona, nem como é feita a sua manutenção. Neste artigo explicamos melhor o funcionamento e manutenção dos airbags e porque a sua presença no automóvel é tão importante.

 

O que é um airbag?

O airbag é um elemento do sistema de segurança passiva, que foi desenhado para diminuir o risco de ferimentos em caso de acidente rodoviário. Este elemento é, de forma muito resumida, um saco fabricado a partir de um tecido resistente e flexível que enche com gás em caso de emergência, com o objetivo de amortecer o impacto durante uma colisão.

 

Porque é que o airbag é importante?

Este mecanismo é um dos sistemas de segurança mais importantes no veículo, podendo diminuir até 30% o risco de morte durante um acidente frontal. Por isso é importante que não descure a manutenção do airbag do seu automóvel.

 

Como funcionam os airbags?

Para sabermos como funciona o airbag, é importante conhecer os seus componentes. O airbag é composto por:

    • Cápsula elástica preenchida com gás;
    • Gerador de gás;
    • Sistema de controlo:
      • Unidade de controlo;
      • Sensores de impacto.

O airbag é acionado quando os sensores instalados no pára-choques, habitáculo e portas do automóvel detectam o movimento e a força de impacto durante uma colisão.

Isto acontece, porque os sensores enviam um sinal à unidade de controlo do motor, onde o impulso elétrico aciona o propulsor. Este acende o gerador de gás, composto por nitrato de potássio e azida de sódio, que resulta numa reação onde é libertado azoto, insuflando o airbag em 0,3 segundos.

O airbag apenas será ativado quando a velocidade do carro no momento da colisão for igual ou superior a 20 km/h, de forma a reduzir o risco de ferimentos em pequenas colisões rodoviárias.

A unidade de controlo do motor pode ser programada com diferentes algoritmos de acionamento de airbag. Assim sendo, usualmente tem-se em conta a velocidade do veículo e a desaceleração, bem como o peso e a posição do passageiro. Utilizando um exemplo prático, se o cinto de segurança não estiver a ser utilizado, o sistema pode não acionar.

Se necessário, o airbag também pode ser desligado. Se transportar um assento de criança no lugar do passageiro da frente, não vai querer ter esta funcionalidade ativada.

 

Tipos de airbags

Sabia que, o Porsche 944 fabricado em 1987, foi o primeiro carro a surgir com airbags frontais como padrão? Isto foi tão importante, que nos dias de hoje é muito raro ver um carro que não venha equipado com airbags frontais.

Mas a utilização dos airbags frontais como padrão foi tão revolucionária, que atualmente, existem airbags para os restantes passageiros, para os joelhos, para as laterais e até airbags exteriores (apesar de não serem muito comuns devido ao seu custo e difícil implementação). Conheça todos os tipos de airbags:

    • Airbags frontais: Os carros modernos usualmente já vêm equipados com dois airbags frontais, um para o condutor (montado no volante) e outro para o passageiro do assento da frente (montado na parte superior do painel dianteiro). Na maioria dos casos, o airbag do passageiro da frente pode ser desligado.
    • Airbags laterais: Estes airbags normalmente encontram-se no encosto do banco da frente. Existem alguns acabamentos de carros que incluem também airbags laterais para os passageiros que viajam nos lugares traseiro. Os airbags modernos consistem em duas câmaras, uma mais firme e outra mais macia. A primeira desenhada para proteger a bacia e a segunda para salvaguardar o peito.
    • Airbags de joelho: É instalado um airbag no lugar do condutor sob o volante, e para o passageiro da frente é colocado sob o porta-luvas.
    • Airbags de cortina: Estes airbags podem ser montados na parte da frente e de trás do teto, ou entre os pilares, tendo em conta o modelo e nível de acabamento do carro. São colocados para prevenir lesões na cabeça.
    • Airbag central: É instalado no apoio de braço dos assentos da frente ou na parte central do encosto dos assentos traseiros. Usualmente este tipo de airbag é mais facilmente encontrado em carros de luxo.
    • Airbag de peão: Este airbag foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o nível de ferimentos de um pedestre em caso de colisão com o carro.

Manutenção do airbag

Em termos de manutenção, em relação aos airbags não há muito que o condutor possa fazer. Os airbags não precisam de cuidado extra, mas há algumas informações importantes a que deve atentar:

  • Verifique o prazo de validade dos airbags

Os airbags têm um ciclo de vida tal como os restantes componentes do seu veículo. Estes prazos diferem de marca para marca, mas podemos dizer com alguma confiança, que após 15 anos sem a sua utilização, a eficácia e funcionamento do seu airbag não são as mesmas que quando comprou o carro. Por isso, é importante que verifique o seu prazo de validade (normalmente situado no manual do veículo) e se já estiver a bater na marca, se dirija a uma oficina para o substituir.

  • O airbag tem uma vida única

Tal como informamos acima, o airbag tem uma vida útil de 10 ou 15 anos, no máximo. Porém, depois de ser ativado, não é possível voltar a colocá-lo no lugar pronto a funcionar. Assim sendo, a primeira utilização de um sistema de airbags é também a sua última, e depois desta situação terá que trocar todo o sistema.

  • Não ignore a luz de aviso do airbag

As luzes do painel de instrumentos não acendem por acaso. Se a luz de aviso do airbag estiver ligada, não hesite e dirija-se a uma Gocarmat para verificar se necessitará de substituição.

  • Verifique sempre os airbags quando compra um carro usado

Quando compra um automóvel usado é muito importante que verifique ou troque os airbags. Isto porque quando está a comprar um carro usado, não tem conhecimento do historial do veículo e o melhor a fazer é confirmar que se movimenta seguro. Nesta situação o ideal é dirigir-se a uma oficina e pedir a um mecânico que faça a revisão dos airbags e se certifique que tudo funciona corretamente.

 

Esperamos que estas informações sobre o airbag e o seu funcionamento tenham sido úteis. A Gocarmat está sempre disponível para o ajudar com todas as suas questões e se precisar de substituir ou verificar o airbag do seu automóvel, as nossas oficinas estão sempre disponíveis a ajudar.

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