Tempos chuvosos aumentam a probabilidade de acidentes rodoviários em média de 30% a 40%.

Por isso, requerem atenção redobrada dos condutores.

Saiba como preparar e proteger o seu carro para as chuvas de outono.

Pneus

Verifique se os pneus estão em perfeitas condições e com a pressão adequada, pois pneus gastos aderem menos ao pavimento, reduzindo a estabilidade e consequentemente o controlo do carro.

 

Amortecedores

A duração média dos amortecedores é entre 80 mil e 120 mil km. Entretanto, se perceber que o carro está a demorar mais tempo para parar completamente, ou se sentir saltinhos pelo meio, é hora de trocar os amortecedores.

 

Travões

Certifique-se de que os travões estão totalmente funcionais, com as pastilhas de travão e óleo em dia.

 

Óleo

Recomendamos mudar o óleo do carro uma vez por ano.

 

Faróis

É essencial que os faróis estejam nivelados e com uma intensidade luminosa idêntica.
Reveja todos os faróis do seu carro, nomeadamente os mínimos, de nevoeiro, piscas e luzes de presença, para que a visibilidade mais reduzida do outono não comprometa a sua condução.

 

Bateria

Tenha atenção à bateria. Se a potência verificada da bateria for inferior a 12 V, a substitua o quanto antes. Ou, se a bateria tiver mais do que cinco anos, aproveite o outono para trocá-la.

 

Alinhamento de Direção

Faça o alinhamento de direção, se notar que o carro foge para um lado sem mudar de velocidade, ou se o volante não volta à posição inicial com facilidade após uma curva, ou quando tem de fazer esforço para virar.

 

Limpeza

Faça uma limpeza completa no seu carro, interior e exterior, e principalmente nos vidros para evitar que a sujidade impeça a visibilidade.

Quando a temperatura exterior é mais baixa do que a interior, a humidade presente no carro condensa os vidros embaciando-os. O embaciamento dos vidros agrava-se pela falta de ventilação do automóvel, calor corporal, respiração e transpiração das pessoas.

Para evitar que isso aconteça, existem quatro técnicas básicas que pode colocar em prática.

  1. Limpeza regular. Limpe os vidros com frequência com um pano limpo e limpa-vidros. Porquê? O acúmulo de pó e gordura das mãos ao tocar nos vidros cria uma fina película oleosa de sujidade.
  2. Cera automóvel. Aplique uma camada fina de cera no interior e exterior dos vidros uniformemente e, depois, retire os excessos com um pano limpo. É aconselhável repetir esse processo a cada duas semanas. A cera cria uma película que repele a humidade evitando o embaciamento dos vidros.
  3. Glicerina e Álcool Etílico. Junte 60 gramas de glicerina e 1 litro de álcool etílico num recipiente, misturando-os bem, depois aplique a solução em todas as superfícies do vidro. Repita o processo sempre que necessário quando o efeito começar a desaparecer.  A glicerina e o álcool etílico criam uma camada de proteção que previnem a acumulação de humidade.
  4. Sílica. Coloque grãos de areia de sílica para gatos dentro de uma meia e a posicione debaixo dos assentos. É um material muito absorvente e reduz com eficácia a humidade presente no seu carro.

 

Filtro de habitáculo

Recomendamos substituir o filtro de habitáculo pelo menos uma vez por ano. Isso porque o entupimento do filtro de habitáculo reduz a velocidade de fluxo de ar no sistema de ventilação, fazendo com que o excesso de humidade permaneça no interior do carro, embaciando os vidros. 

 

Escovas dos Limpa Pára-brisas

As escovas dos limpa pára-brisas devem ser trocadas ao primeiro sinal de ineficiência. Aconselhamos a sua substituição duas vezes por ano.

Em dias chuvosos, deve utilizar os limpa pára-brisas em maior ou menor velocidade de acordo com o volume de chuva.

E lembre-se de verificar a quantidade de líquido no reservatório dos limpa pára-brisas.

 

Ar condicionado

O ar condicionado deve estar em perfeitas condições.

Se o seu carro não tem a funcionalidade de desembaciamento para o pára-brisas, use o sistema de ar condicionado na temperatura mais baixa possível, apontando o fluxo de ar para os vidros. Abra também um pouco as janelas, moderando assim as disparidades de temperaturas interna e externa.

 

Chapa e Pintura

Corrija riscos e falhas na chapa do veículo o quanto antes para evitar ferrugem com a chegada das chuvas.

 

Revisão geral

Aproveite esta época para fazer um check-up no seu carro.

Recomendamos que a revisão do seu carro seja feita a cada seis meses de uso ou a cada 10 mil km.  

Na Gocarmat, estamos prontos para analisar cada detalhe do seu carro a fim de garantir um melhor desempenho e uma maior segurança para si.

Dicas importantes em dias de chuva

  • Modere a velocidade. O coeficiente de aderência das rodas no asfalto molhado é 1.5-2 vezes menor do que no asfalto seco. Em dias de chuva, reduza a velocidade pelo menos 20%.
  • Mantenha o foco na estrada e evite distrações.
  • Mantenha as mãos no volante e o pé a pairar sobre o pedal do travão.
  • Inicie de antemão a travagem.
  • Ao manobrar, reduza previamente nas curvas.
  • Tente travar e acelerar suavemente.
  • Mantenha uma distância segura do carro à sua frente, pelo menos de 4 a 5 segundos.
  • Evite lençóis de água. Abrande antes de poças. Se ocorrer a situação de aquaplanagem (quando o carro desloca-se por cima da água e não tem nenhum ou muito pouco contato com o asfalto), tire o pé do acelerador e conduza em linha reta.
  • Redobre a sua atenção com os peões.
  • Se tem uma visibilidade inferior a 100 metros, ligue os médios.
  • Em caso de chuva intensa, quando não houver boa visibilidade, o melhor é estacionar do lado da estrada, com as luzes de perigo acesas, ou então em um sítio seguro, para esperar que a chuva abrande.
  • Evite ultrapassagens, entretanto, só ultrapasse se realmente for necessário e com segurança.
  • Use mudanças mais baixas em subidas para ajudar a evitar que as rodas patinem na superfície molhada.
  • Evite os máximos ou faróis de nevoeiro, pois podem refletir a chuva e reduzir a visibilidade.
  • Evite conduzir atrás de camiões e autocarros.
  • Tenha atenção às luzes de outros condutores.
  • Se notar entrada de água no veículo, desligue imediatamente o motor a fim de evitar o risco de calço hidráulico, situação que provoca o travamento do motor.
  • Se as pastilhas de travão estiverem molhadas, seque-as. Como? Conduza por alguma distância, pressionando levemente várias vezes o pedal do travão. Assim, a superfície dos componentes irá aquecer, e o excesso de água será evaporado.
  • Não conduza cansado. 
  • Se sentir sonolência, comum em tempos chuvosos, não continue a conduzir.
  • Tenha sempre paciência visto que em dias de chuva tende a haver mais congestionamentos.
  • Se as chuvas forem frequentes na sua localização, opte por pneus de chuva. 
  • E mantenha um kit de emergência no carro com lanterna, cobertor, água, lanche, e um kit de primeiros socorros.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

Política de Proteção de dados | Termos & Condições

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping