Comprar um carro é um investimento considerável e um compromisso sério. Embora não tenha de comprar um carro para o resto da vida, em princípio ficará com ele algum tempo – provavelmente alguns anos. Há carros que acabam por ficar durante 10, 20, 30 anos ou mais! E, independentemente do tempo que queira mantê-lo, certamente quererá que não lhe dê problemas enquanto o tem. Assim, há vários aspetos a ter em consideração ao comprar um carro. Neste artigo falamos de alguns dos detalhes em que deve pensar antes da sua compra!

 

Defina um orçamento

O primeiro passo é, sem dúvida, perceber qual o valor que quer ou pode gastar num carro. A verdade é que o valor dos automóveis oscila entre algumas centenas de euros e vários milhares. Tudo depende das características do carro, tais como idade, marca, modelo ou estado de conservação, entre outras.

Neste primeiro passo deve então definir se quer adquirir um carro a pronto ou pedir um crédito. Se quiser comprar a pronto, o orçamento é mais estático, pois tudo dependerá das poupanças já existentes. Se contrair um crédito, poderá definir um valor mais flexível, dependendo de quanto tempo quererá ficar pagar o carro e qual o valor que pode dispensar mensalmente.

 

Invista algum tempo em pesquisa e saiba as suas necessidades

É imprescindível dedicar algum tempo a pesquisar carros. Existem centenas de modelos disponíveis de diferentes marcas, por isso terá de perceber quais poderão ser as melhores opções para as suas necessidades.

Precisa de um carro com mais lugares, mais arrumação ou pequeno para circular na cidade?

Talvez um SUV ou jipe para passeios na natureza?

Ou um carro particularmente económico em termos de consumo?

Tudo isto são factores a considerar para filtrar e reduzir as opções existentes. Quando chegar a alguns modelos que gostaria de comprar, poderá facilmente comparar especificações e preços.

 

Decida entre um carro novo e um carro usado

Comprar um carro novo ou usado tem vantagens e desvantagens. Um carro novo dá-lhe a garantia de nunca ter sido usado e, por isso, não existe nenhum problema escondido. Pode também escolher todas as especificações e extras que quer, ou não, adquirir. 

Já um carro usado, se bem estimado, pode estar quase como novo por um preço bastante inferior. Pode comprar num stand de carros usados e usufruir de uma garantia legal ou, comprando a um particular, abdicar da mesma mas talvez conseguir um preço mais simpático.

Um conselho: se optar por um carro usado, especialmente se for comprado a um particular, leve um mecânico consigo. Desta forma ele poderá analisar o carro em maior detalhe e com conhecimento, garantindo que está tudo nos conformes.

 

Faça um test-drive

Nada melhor do que testar um carro para perceber se gosta dele! Claro que conduzir um carro que nunca conduziu requer alguma habituação. Não conhecerá o carro apenas com um teste. Mas já conseguirá perceber algumas características e a forma como conduz. É importante perceber se oferece o conforto que procura, se é prático e fácil de conduzir, se é um carro mais leve ou pesado de acordo com o que prefere… Por isso, experimente antes de comprar!

 

Negoceie!

Por fim, já escolheu o carro que quer comprar. Está na hora de negociar! Quer seja um carro novo ou usado, comprado em stand ou a um particular, há sempre espaço para negociar. Se comprar um carro novo, pode negociar algumas ofertas e extras, por exemplo. Se for um carro usado, pode até negociar o preço. Mas atenção, faça um negócio justo para si e para o vendedor! Não sugira valores irreais.

Aqui, a pesquisa que fez anteriormente poderá ajudá-lo. Ao saber os preços de mercado para outros modelos semelhantes, conseguirá negociar o melhor preço e condições com conhecimento de causa.

 

Esperamos que estas dicas o ajudem a, pelo menos, saber por onde começar. Há muito mais a ter em conta na compra de um carro, por isso faça a sua pesquisa. Perceba, por exemplo, quanto terá de gastar de Imposto de Circulação, que tipo de manutenção é exigida do automóvel que comprar e que custos fixos ou regulares estão associados.

E, claro, conte com oficinas de confiança como a Gocarmat para cuidar do seu veículo em todos os momentos depois de comprá-lo!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer