aquaplanagem_gocarmat

A condução no inverno apresenta diversos desafios, no entanto, um que nos assombra constantemente é a aquaplanagem. Aquele momento em que perde o controlo do carro enquanto passa por um lençol de água é assustador para qualquer um.

Descubra neste artigo o que é este fenómeno, como pode prevenir estas situações de acontecerem e ainda o que fazer ou não durante o momento de tensão.

 

O que é a aquaplanagem

A aquaplanagem define-se como sendo um fenómeno que ocorre sempre que existe uma camada fina de água entre os pneus do carro e o asfalto, causando assim uma interrupção do contacto dos pneus com a estrada.

Deste modo, o veículo começa a aquaplanar e de repente deixa de responder aos seus comandos de controlo como virar ou travar.

Esta é uma situação complicada porque, mesmo que conduza com a maior segurança, a aquaplanagem pode ainda assim acontecer. No entanto, pode ser ainda agravada por dois fatores importantes: a velocidade a que o carro se movimenta e o estado dos pneus.

 

Prevenir a aquaplanagem

No que toca à aquaplanagem, prevenir é mesmo a melhor política. Estes são alguns dos pontos aos quais deve ter atenção, principalmente durante as épocas do ano mais chuvosas:

    • Escolher os pneus certos para a sua condução;
    • Verificar o estado dos pneus e a sua pressão com regularidade;
    • Ter atenção à velocidade na condução e não conduzir muito depressa;
    • Manter a distância de segurança;
    • Adaptar a condução consoante as condições meteorológicas;

 

O que fazer em caso de aquaplanagem

    1. Mantenha-se calmo e abrande o veículo

O mais provável de acontecer nesta situação é que tenha vontade de carregar no travão a fundo. Ao invés disso, deve imediatamente largar o acelerador e tentar manter-se o mais estável possível.

    1. Vá travando aos poucos e gentilmente

Nesta situação, o ideal é mesmo evitar travar pois esta ação pode causar mais instabilidade. No entanto, caso não tenha outra opção, deve fazê-lo aos poucos e com muita calma com consciência de que o primeiro pneu que ganhar tração na estrada, irá tentar travar o veículo.

 

O que não fazer em caso de aquaplanagem

    1. Movimentos bruscos com o volante para a direção contrária

Se as suas rodas estiverem na direção oposta, no momento em que recuperarem a tração o seu carro irá “voar” nessa direção, aumentando assim o risco de acidentes. Por isso, e para que consiga ganhar o controlo do carro novamente e o mais rápido possível, aconselhamos a que gire o volante para a direção para onde o carro se está a dirigir durante a aquaplanagem. No momento em que o automóvel voltar a ganhar a tração, apenas tem que corrigir o volante para a direção desejada.

    1. Evite a utilização do cruise control quando conduz com chuva ou em estradas molhadas

O cruise control faz com que as rodas circulem a uma velocidade pré-definida e isso é algo que não deve acontecer caso o veículo entre em aquaplanagem. Por isso, de forma a que saia da situação com segurança, deve conduzir manualmente. Até porque a velocidade de resposta do cruise control também acaba por ser mais lenta e demorada.

 

A aquaplanagem é uma situação que pode causar bastante stress, principalmente se demorar a recuperar o total controlo do seu carro. Assim sendo, depois de um problema como este é importante encostar e acalmar-se. Após voltar a ganhar o controlo do seu carro, encontre um espaço seguro para encostar e tirar uns minutos para tentar que o seu estado nervoso volte ao normal. Desta forma, conduzirá com mais confiança e segurança.

Para questões relacionadas com a aquaplanagem ou outros problemas, contacte a Gocarmat, a sua oficina de confiança!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping