um senhor a levantar o capô do carro e a sair fumo do mesmo

 


Se há uma coisa que é sinónimo de dor de cabeça é o motor de um carro com problemas. Para evitar futuros incómodos, poderá ter alguns cuidados diários que irão aumentar a vida útil do motor e evitar possíveis danos. Para tal, é imprescindível ter alguns cuidados básicos:

 

Verifique regularmente o óleo do motor

A falta de óleo no sistema pode causar um desgaste abrasivo das peças do motor. As mudanças de óleo são essenciais para uma boa lubrificação e limpeza do motor do seu carro.

 

Troque o filtro de ar e óleo sempre que precisar

Com o passar do tempo o lubrificante fica contaminado e perde as suas propriedades. Sempre que houver necessidade, troque os filtros de ar e de óleo – este último quando esgotar o líquido. Evite intercalar a troca dos dois filtros.

 

Utilize combustível de qualidade

O combustível que utiliza está diretamente ligado ao correto funcionamento do motor do seu carro, sendo a qualidade um fator bastante importante. É recomendável usar combustíveis aditivados para ajudar na limpeza interna das partes do motor e dos bicos injetores, pois, sem resíduos, a queima de ar e combustível no carro será completa.

 

Evite aquecer o motor do carro

No começo, o motor ainda está frio. Quando entrar no carro, não precisa esperar alguns minutos para começar em marcha lenta. Apenas é necessário ligar o motor, colocar o cinto, verificar se todos os sensores estão a funcionar corretamente e ajustar o assento e espelhos. Basta essa fração de tempo para que o seu carro esteja pronto para andar nunca descurando um arranque suave até o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.

 

Evite acelerações ou travagens bruscas

Acelerar demais ou travar bruscamente causa um aumento no consumo de combustível do seu carro, além de, desgastar o motor. Acelere e trave de uma maneira correta e suave para que o motor tenha o tempo certo de resposta a todas as mudanças de velocidade.

 

Evite carregar pesos em excesso

Os motores dos carros suportam uma média de peso e quando é ultrapassada acima dos limites toleráveis, maior força é exigida do motor. Quanto mais força fizer durante o seu funcionamento, menor será a sua vida útil. Evite levar objetos que não sejam essenciais à sua utilização e apenas coloque o necessário nos diversos compartimentos do seu carro.

 

Estes são alguns cuidados básicos para o ajudar a aumentar a vida útil do motor do seu carro e a tirar o máximo desempenho do mesmo. No entanto, é importante perceber os sinais de alerta para evitar qualquer problema futuro. A manutenção periódica do seu carro, junto de uma oficina especializada, é sempre o mais recomendado.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer