uma pessoa a dar uma chave do carro a outra

 


Pouca experiência de condução, falta de conhecimento e orçamento reduzido levam muitas pessoas a comprar um carro em 2ª mão. Comprar um carro usado pode ser um óptimo negócio, mas exige uma validação da sua qualidade no geral.

É importante perceber que poderá optar por comprar a um particular ou realizar a compra num stand. Ambas são opções válidas, mas deverá considerar os prós e os contras de cada um, escolhendo a mais adequada para si.

 

Se já tiver um carro de um particular em vista, antes de proceder à compra e tratar da papelada, verifique o estado do automóvel:

Motor e Bateria

Não deixe de abrir o capô do carro para validar o estado do motor. Aproveite para comparar o número do chassis com o do livrete ou certificado de matrícula. A bateria de um carro usado é outro ponto-chave a examinar. Verifique a data de validade (em média, a bateria dura 4 anos) e se os bornes estão oxidados, corroídos ou cobertos de pó branco.

Na generalidade, apenas quem possui conhecimentos de mecânica mais profundos consegue fazer esta avaliação à primeira vista. No entanto, a maioria dos problemas tornam-se bastante evidentes durante a condução, pelo que aconselhamos que dê primeiro uma volta com o automóvel.

Test drive

Como mencionado anteriormente, o test drive é essencial antes da compra de um carro pois podem ser identificadas anomalias. Este pode ser o factor de decisão entre fazer a compra ou não.

Faça uma vistoria geral à condição do automóvel, no interior e exterior, para garantir o bom estado de todos os componentes e se estiver tudo bem, pode proceder às questões burocráticas.

 

O processo de compra de um automóvel usado a um particular, é mais simples do que quando comprado num stand. Ainda assim, deixamos alguns dos documentos que aconselhamos verificar:

  • Documento Único Automóvel – Poderá confirmar se existem eventuais hipotecas ou reservas de propriedade (quando está a ser pago por prestações a um terceiro) . Se assim for, a viatura não pode ser vendida sem autorização da entidade financeira;
  • Ficha de inspeção e livro de revisões;
  • Imposto Único de Circulação.

 

Além da documentação principal do automóvel, tenha em atenção o preço, ano de fabrico e número de proprietários anteriores do automóvel. Questione se o carro teve acidentes, as reparações realizadas, se tem seguro automóvel e se existem questões legais.

Esteja atento a cada pormenor antes de fazer a compra. Faça uma escolha ponderada.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer