Luzes do painel do carro

Qualquer condutor conhece as luzes exteriores do seu veículo: mínimos, médios, máximos e as de nevoeiro. Mas será que domina o significado das luzes e dos símbolos do painel de instrumentos interior? Neste artigo, damos resposta a estas questões para que fique mais informado relativamente à forma de agir, caso alguma destas luzes se acenda.

 

Primeiramente, é necessário saber distinguir as várias cores dos avisos: 

  • As luzes verde, branco e azul informam o condutor de que uma função está a ser utilizada. 
  • A luz amarela é indicativa de uma avaria. Neste caso, aconselhamos a contactar a Gocarmat, uma vez que será necessária ajuda profissional para resolver o problema em questão. 
  • A luz vermelha é relativa a uma anomalia grave. A solução será deixar o carro estacionado ou encostar, caso esteja a conduzir e chamar a assistência de viagem.

 

De seguida, conheça o significado de cada símbolo presente no painel para que fique informado sobre a melhor forma de proceder caso a luz deste se acenda.

Airbag: há um distúrbio no sistema de airbags. Tal pode dever-se à necessidade de substituição dos mesmos, que deve ser realizada de 10 em 10 anos. 

Cinto de segurança: este símbolo tanto pode significar que um dos cintos de segurança não está devidamente colocado como pode indicar que um dos mesmo não está a funcionar. Peça a todos os passageiros que prendam os seus cintos. Se perceber que não funcionam, peça ajuda profissional.

Sistema de direção assistida: esta luz do painel pode acender-se caso o volante esteja bloqueado. Ligue o carro e mova o volante para o desbloquear. Se esta não se desligar pode existir um distúrbio na bomba da viatura, se o sistema de direção assistida for hidráulico. 

ABS: indica que o travão de mão está acionado. Caso esta permaneça acesa durante a condução, dirija-se a uma oficina, já que pode estar relacionada com o desgaste das pastilhas dos travões ou com falta de óleo.

Sistema de arrefecimento: este símbolo acende-se quando existe a necessidade de reposição de líquido de refrigeração. Estacione o veículo e consulte o manual do mesmo para mais indicações. Caso o nível seja inferior ao marcado, é necessário repor o mesmo.

Óleo do motor: os níveis de óleo do motor são inferiores ao habitual. Desligue o veículo, deixe o motor arrefecer. De seguida, verifique os níveis do óleo e reponha. 

Bateria: indica que é necessário trocar ou recarregar a bateria da sua viatura.

Aviso do motor: esta luz acesa no painel indica um problema no motor. Procure ajuda profissional imediatamente.

Pressão dos pneus: é necessário verificar os pneus. Dirija-se a um ponto de abastecimento para os encher de acordo com a pressão apresentada no manual do veículo.

 

A Gocarmat preocupa-se com a segurança rodoviária dos seus clientes e, por isso, tem os serviços necessários para resolver qualquer um dos problemas anteriormente referidos. 

Contacte-nos e conheça as nossas campanhas. A melhor qualidade aos melhores preços só na Gocarmat.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer