O Verão parece finalmente ter chegado e, com ele, vem a manutenção do carro. Para que nada lhe falte nestas férias, deixamos-lhe algumas dicas essenciais neste artigo. Prepare o seu carro nesta época de maior movimento de norte a sul do país e viaje em segurança!

 

Pneus, filtros de água e do óleo

Se há altura em que vale a pena fazer a revisão do carro, é esta. Verifique o estado e a pressão dos pneus de acordo com as medidas do fabricante.  Não se esqueça também dos níveis de água do refrigerador e do óleo. Recorde que o líquido de refrigeração deve ser substituído de 2 em 2 anos. Pode ser necessário substituir também os filtros de óleo e de água – veja todas as campanhas de substituição de filtros na nossa loja.

 

Ar condicionado

É de suma importância a verificação e limpeza do sistema de ar condicionado a cada 20.000km. Além disso, convém substituir o filtro do habitáculo (que retém as impurezas do ar absorvido) a cada 15.000km, ou anualmente, consoante a marca e o modelo do automóvel. No verão é normal recorrer mais regularmente ao ar condicionado, por isso garanta que o mesmo está em perfeito estado. Na Gocarmat preocupamo-nos com a climatização do seu seu veículo, tendo serviços específicos para que nada falhe.

Finalmente, pondere a troca da correia do compressor caso se verifique desgaste.

 

Travões

Substitua as pastilhas dos travões a cada 10.000km, no mínimo. Lembre-se que no verão os travões sobreaquecem devido às temperaturas mais elevadas.

 

Luzes, escovas e vidros

Garanta que todas as luzes estão a funcionar antes de iniciar viagem. Veja mínimos, médios, máximos, de presença, travagem e mudança de direção para que nada falte.

Entretanto, com o verão atípico que temos tido, vale a pena estar prevenido para uma eventual intempérie. Por isso,  verifique previamente as escovas. Com o desgaste, estas podem criar traços desagradáveis ​​no pára-brisa e afetar sua visão durante a condução.

Por outro lado, vale a pena limpar os vidros também por dentro, pois há pó e impurezas que se acumulam no vidro e com a luminosidade frontal podem tornar-se um perigo para conduzir.

 

Proteção contra o sol

Mantenha a viatura à sombra sempre que possível, para evitar que o sol corroa a pintura do carro e que queime o volante e os assentos (neste caso, opte por capas refletoras). Isto também evitará que a temperatura no interior do carro seja tão elevada como é costume em casos de exposição direta ao sol durante o verão. Pode ainda investir em películas para os vidros, que ajudam a controlar o calor, o encadeamento e a radiação ultravioleta, refletindo até 99% dos raios UV.

 

Finalmente, e para além do carro, cuide de si e de quem viaja consigo. Faça uma lista de tudo que vai precisar: água, óculos de sol, protetor solar, chapéus, jogos para as crianças, lanches, carregadores para os gadgets, mapas, triângulo de emergência, colete refletor, lanterna, um pequeno kit de ferramentas e um de primeiros socorros são alguns exemplos!

 

Deixe a revisão do seu carro com a Gocarmat e siga de férias descansado!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer