Tipo de veículo, tipo de condução e manutenção do veículo: eis os principais fatores a ter em consideração se quer poupar combustível. Mas há mais dicas que deve conhecer para que a utilização do combustível do seu veículo seja o mais eficiente possível! Veja abaixo quais são.

 

Condução consciente

Mais do que poupar combustível (e pode poupar de forma considerável), esta decisão pode poupar vidas. É a velha regra de quanto mais rápido, mais consome e maior o perigo. Reduza a velocidade para obter uma condução mais previsível, com menos travagens, menos acelerações bruscas e menor esforço do motor.

 

Manutenção dos pneus

Nem sempre nos lembramos desta parte: se os pneus estiverem com a pressão correta, garante que não perde combustível. Em contrapartida, se não prestar a devida atenção àquele pneu que está «em baixo», desperdiça pelo menos 2% de combustível. Além disso, o alinhamento das rodas é igualmente importante, dado que rodas que entram em “conflito” entre si devido à direção desalinhada também consomem mais combustível. Marque a revisão dos pneus numa oficina Gocarmat perto de si.

 

Manutenção do óleo e do filtro do óleo

Para além dos pneus, a verificação mensal do óleo do carro é um fator essencial para a eficiência do motor e, por conseguinte, do combustível. Opte por um óleo de qualidade superior, com consumo energético eficiente.

 

Utilização do ar condicionado

A climatização do automóvel requer combustível para funcionar, dado que exige algum desgaste do motor. Dentro do possível, estacione o carro à sombra e utilize o ar condicionado apenas para arrefecer um pouco o interior do carro e não para fazer circular o ar. No entanto, há excepções: se for a uma velocidade superior (por exemplo, em autoestrada e/ou em viagem), acaba por compensar ligar o ar condicionado e manter as janelas fechadas.  Isto leva-nos ao ponto seguinte.

 

Tire proveito da aerodinâmica

Tanto quanto possível, mantenha as janelas fechadas enquanto conduz. Assim, evita o atrito causado pelo ar a entrar pelas janelas quando o carro vai a uma velocidade superior a 80km/h.

 

Preveja o trajeto

Atualmente existem recursos que nos permitem tomar melhores decisões de trajetos, escolhendo os mais rápidos e fluidos. Utilize o GPS e outras apps do seu dispositivo móvel para perceber qual o caminho com menos trânsito.

 

Bagagem extra? Não, obrigado!

Ao abolir os pesos que por vezes levamos desnecessariamente no veículo conseguimos tornar a condução mais eficiente. Logo, estará a poupar combustível.

 

Carro ligado quando está parado

Ligar o carro consome o mesmo que ter o carro ligado e parado durante 30 segundos. Portanto, se ficar parado por um período mais longo, é preferível desligar o veículo.

 

Cartões de desconto

Faça uso dos descontos que as grandes superfícies e as próprias gasolineiras oferecem para reaver algum dinheiro gasto em combustível.

 

Pondere a transição para um veículo elétrico

Já que este tipo de veículos não requer combustíveis convencionais mas sim energia elétrica, é de  aproveitar a evolução que está a acontecer na mobilidade elétrica. Por isso, vale a pena pensar na hipótese de adquirir um carro elétrico.

Já fizemos 2 artigos sobre carros elétricos para que possa informar-se melhor sobre o tema: Carros elétricos: vantagens e desvantagens e Carros elétricos: manutenção e cuidados.

 

Na Gocarmat encontra serviços de excelência que o ajudam a tirar o máximo partido do seu veículo e, consequentemente, da eficiência do combustível que escolhe. Visite-nos na oficina mais próxima!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer