um carro a andar em alta velocidade numa curva

 


Em todas as deslocações que fazemos de carro, recorremos ao travão para fazer parar ou abrandar o veículo, de forma a precaver situações imprevistas.

A importância do bom funcionamento do sistema de travagem é evidente, e para tal, deve sempre estar atento a qualquer aviso incomum que possa aparecer. Desta forma, iremos indicar alguns dos principais sinais que podem revelar um problema no seu funcionamento:

 

Luz dos travões

Quando se acende no painel de instrumentos, não ignore. É sinal de que algo está errado. Pode indicar que o travão de mão está acionado ou o líquido encontra-se num nível baixo. Além disto, pode querer dizer que as pastilhas precisam de substituição.

Ruídos incomuns

 Quando pisa o travão, se notar algum som estranho, pode ser um indicador que os discos ou pastilhas estejam bastante desgastados. Tenha atenção, se o ruído for metálico, pode indicar danos graves nos discos devido ao eventual desgaste das pastilhas.

Vibração no pedal de travão

Ao pressionar o pedal, se notar uma vibração, nem tudo está bem. Alguns indicadores para um eventual problema são uma peça solta, uma folga nos eixos traseiro ou dianteiro, desgaste das pastilhas ou defeitos nos discos.

Toque macio ou duro

Se o pedal do travão afunda-se ao ser pressionado, pode haver uma fuga no circuito do óleo dos travões, podendo representar uma anomalia no sistema hidráulico. Contrariamente, um pedal pouco flexível pode sugerir problemas nos travões, nos tubos e no circuito hidráulico.

Mudanças de trajetória ao travar

 Este termo aplica-se, se o veículo começar a “fugir” para um dos lados aquando da travagem. É importante não perder o controlo. Este desvio de trajetória é um sinal associado à repartição da travagem, devido ao desgaste irregular das pastilhas. 

Tempo de paragem

 Se o veículo demorar muito para parar, confira as pastilhas. É possível que estejam demasiado gastas ou que o líquido dos travões esteja abaixo do nível desejado.

 

Seja cauteloso e faça de vez em quando uma inspeção por aos travões. Se verificar que as pastilhas estão muito gastas, estando abaixo dos 2mm, considere essencial a sua troca imediata.

É importante recordar-se, que a vida útil das pastilhas dos travões é limitada, afetando diretamente o sistema de travagem. Não ignore nenhum sinal. Na Gocarmat estamos ao seu dispor para fazer a revisão completa do seu veículo, evitando assim qualquer imprevisto.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer