Saber quando deve mudar os pneus do seu carro é uma questão importante e a ter em atenção, pois pode levar a consequências desastrosas. A segurança e performance do veículo serão afectadas por uns pneus demasiado gastos ou defeituosos, mas neste artigo deixamos-lhe algumas dicas para evitar dissabores.

 

Calibragem correta

Antes de mais, deve estar atento ao estado dos seus pneus, e verificar a sua correta calibragem, uma vez por mês. Respeite as indicações da viatura para preservar ao máximo os pneus, e potenciar a melhor performance do carro. Ar a mais ou a menos nos pneus afectarão a sua eficácia, por isso é importante cumprir as especificações do fabricante.

 

Sinais a que deve estar atento

Existem certos sinais que podem indicar que algo se passa com os pneus da sua viatura, como por exemplo:

– veículo desalinhado – se o carro “puxa” para um dos lados quando circula em linha recta pode indicar um desgaste irregular dos pneus.

– vibração no volante – se sente uma trepidação invulgar no volante, mesmo quando circula em pisos homogéneos.

– distância / tempo de travagem maior – se sente que a distância e tempo de travagem do veículo aumentou em relação ao normal, pode indicar que a aderência dos pneus já não está em condições óptimas. 

Tenha também atenção ao estado geral dos pneus; inspeccione visualmente se têm arranhões, cortes ou saliências, ou se se observa um desgaste irregular entre eles. 

 

Pneus carecas?

Verifique igualmente a profundidade dos sulcos dos pneus – o mínimo legal é 1,6 mm de altura. Porém, o recomendado para um desempenho óptimo são 2,5 mm no Verão, e 4 mm no Inverno, em que a aderência é afectada incorrendo em maior risco de derrapagem ou aquaplanagem. Uma forma simples de verificação, é fazer o teste com uma moeda de 1€: insira a moeda no sulco, se conseguir ver a parte dourada da moeda, é porque o pneu já está gasto e está na altura de mudar.

 

Em suma, é muito importante estar atento aos pneus do seu carro, e sempre que for necessário mudá-los, não adie. Para não comprometer a performance do carro, e sobretudo para garantir a sua segurança e dos outros.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer