O Verão está a chegar, uma altura que tradicionalmente é sinónimo de férias e lazer. Porém, com a pandemia, é quase certo que a maioria vai apostar na velha máxima de ir para fora cá dentro.

O automóvel é um factor decisivo nesta equação, uma vez que é dele que maioritariamente dependemos para estas deslocações. Um dos aspectos que mais valorizamos nesta altura do ano, é inevitavelmente o Ar Condicionado. Sobretudo, é este atributo maravilhoso que nos permite realizar viagens confortavelmente, ou no mínimo, sem nos sentirmos como um autêntico lombo de carne num forno sobre rodas, e assim chegarmos ao destino frescos e prontos a desfrutar o merecido descanso.

 

A Importância da Manutenção do Ar Condicionado

O bom funcionamento da climatização do veículo incide directamente na saúde dos seus ocupantes, através da qualidade do ar que respiramos no habitáculo. Assim, é o filtro do habitáculo que retém as impurezas do ar, pelo que se recomenda a cada 15 mil km ou anualmente, a troca deste filtro, seguindo o previsto na manutenção.

Também é recomendável a cada 20 mil km realizar uma limpeza e verificação do sistema de ar condicionado, conforme a marca e modelo da sua viatura.

Apenas cumprindo estas regras, conseguirá garantir a total higienização e segurança do ar que respira dentro da sua viatura. Não obstante, existem algumas acções que podemos fazer no quotidiano para prolongar a vida útil do ar condicionado do automóvel, optimizando o seu funcionamento.

 

Alguns conselhos sobre o Ar Condicionado

  • Usar o Ar Condicionado com regularidade; sugerimos 2 ou 3 vezes por mês pelo menos, com uma duração de cerca de 15 minutos.
  • Não ligue o ar condicionado com as rotações do motor acima das 3000, pois isto poderá prejudicar o compressor. Se estiver a circular a alta velocidade, numa auto estrada, sugerimos que coloque o pé na embraiagem no momento em que acciona o sistema, por exemplo.
  • Quando chegar ao destino, desligue sempre o Ar Condicionado antes de desligar a viatura.
  • Em dias muito quentes, especialmente se o carro estiver ao sol, deixe o ar condicionado ligado uns instantes com os vidros abertos. Assim permite a circulação do ar e a estabilização da temperatura.
  • Siga as instruções do fabricante, e faça com profissionais as manutenções periodicamente recomendadas.

 

Acima de tudo, relaxe e divirta-se com o resto da família, com total segurança e conforto, na companhia do seu melhor amigo no Verão – o Ar Condicionado.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer