É habitual que os faróis da sua viatura percam a transparência inicial. Seja pelo clima ou outras condições, ao longo do tempo as óticas do veículo desgastam-se e, com elas, a visão noturna do condutor fica reduzida. Tal acontece devido ao material de que são feitas (policarbonato), que tem tendência a ficar amarelado ou baço com o tempo. Contudo, há uma maneira de reverter esta situação: polir os faróis.
Do que é que precisa?
- Água morna
- Detergente não abrasivo
- Fita de pintor
- Lixa P1500/P1000 (quanto menor o número, mais abrasiva)
- Lixa P2000 (mais suave)
- Massa de polir para policarbonato
- Verniz para faróis
- 2 Panos
- Produto protetor contra raios UV
Siga este processo:
- Passe a água morna e o detergente pelos faróis, e de seguida seque-os, já que esta é a melhor forma de ter uma melhor perceção do seu estado.
- Coloque a fita de pintor em redor das óticas de modo a não danificar a pintura da viatura durante o processo.
- Utilize a lixa P2000, efetuando sempre movimentos horizontais, para que, de forma menos abrasiva, possa restaurar a transparência dos faróis. Durante este processo deverá adicionar água morna às óticas e às lixas.
- Repita o ponto 3, agora, com a lixa mais abrasiva (P1500/P1000, dependendo do estado dos faróis).
- Lave os faróis com água e detergente, como feito no início.
- Estando esta zona da viatura limpa é possível iniciar-se o polimento dos faróis. Coloque a massa de polir nas óticas e aplique o verniz por cima. Deixe o produto atuar durante 5 minutos.
- Limpe com o pano, fazendo movimentos circulares.
- Para finalizar, e para que o clima não cause mais danos, aplique o produto protetor contra raios UV.
O nosso conselho é não saltar nenhum destes passos. Se após o polimento dos faróis inicial estes ainda se encontrarem muito danificados, deverá contactar profissionais para as substituir. Leia os artigos do nosso blog para mais dicas sobre o mundo automóvel.