O paradigma está a mudar no que diz respeito à condução.  A mobilidade elétrica veio para ficar e nós já falámos, num outro artigo das vantagens e desvantagens dos carros elétricos – reveja aqui tudo. Para além de produzirem menos impacto ambiental, um dos pontos mais atrativos nos carros elétricos é que requerem pouca manutenção.

 

Motor diferente, funcionamento diferente

O sistema dos veículos elétricos é substancialmente diferente do sistema dos veículos convencionais, pois têm um tipo de motor diferente e um funcionamento também diferente. Por exemplo, com um carro elétrico não é necessário preocupar-se em substituir o óleo nem com as velas de ignição. Ainda assim, há regras básicas de manutenção. Fique a conhecê-las abaixo:

Bateria

Todos os meses deve verificar a bateria do carro, pois este é um elemento fundamental num carro elétrico. Portanto, há que garantir que as ligações estão intactas e que não há corrosão nos terminais. Analise os níveis de água na bateria e preencha caso seja necessário.

Por outro lado, há outros aspectos a considerar para preservar a bateria do carro. Evite:

  • Carregar a bateria na totalidade. Opte por carregar até 80%
  • Carregar sempre a bateria de forma rápida
  • Estacionar o carro por longos períodos de tempo quando a bateria está descarregada
  • Expor a bateria a calor ou frio extremos (por exemplo, tente estacionar à sombra durante o verão)
  • Travar abruptamente
  • Conduzir em terrenos acidentados (pode causar oscilações que desativam o sistema elétrico da bateria)
  • Consumir energia da bateria com vários dispositivos/gadgets;

 

Sistema de travagem regenerativa

Quando trava um carro elétrico, a energia cinética que se gera na desaceleração é recuperada. Ou seja, é convertida em energia elétrica, o que lhe permite tirar melhor partido do veículo. Por outro lado, esta travagem regenerativa ajuda a manter as pastilhas dos travões em boas condições de funcionamento por mais tempo. Ainda assim, é importante verificar os travões de acordo com o número de km.

 

Sistema de refrigeração

Certifique-se mensalmente de que os níveis de líquido refrigerante estão corretos, de forma a manter tudo em boas condições de funcionamento.

 

Pneus

Com um carro elétrico não se aplica a velha regra de substituir os pneus quando muda o óleo. Assim sendo, verifique as rotações dos pneus de acordo com as recomendações que constam no manual do veículo.

 

Filtro de Ar

Tal como os carros convencionais, muitos carros elétricos têm filtros de ar que reduzem os pólens, a poeira da estrada e outras partículas potencialmente perigosas que invadem a cabine. Portanto, verifique o filtro de ar com frequência.

 

Ar condicionado

A manutenção do ar condicionado também deve ser realizada ocasionalmente, de forma a tornar o sistema de A/C mais eficaz. Esta é uma tarefa que cabe a um profissional. Pode ser necessário aplicar um refrigerante de A/C específico e óleo de compressor.

 

Na Gocarmat estamos preparados para o futuro

Esperamos que estas dicas o tenham ajudado a compreender os fatores mais importantes a ter em conta quando se trata de manutenção de carros elétricos. Conte sempre com a nossa equipa para a assistência e manutenção do seu veículo elétrico! Temos já 2 colaboradores especialmente formados para lidar com estes carros, que trabalham com alta tensão e requerem técnicos que conheçam as novas metodologias impostas por estes novos veículos.

 

 

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer