Ano novo, vida nova, carro novo e matrículas totalmente diferentes do que estávamos habituados a ver. 2020 será marcado pelo novo modelo de matrículas nacionais.  

Nova série de matrículas

Provavelmente já se terá questionado sobre o futuro das matrículas nacionais de automóveis, camiões, motociclos e quadriciclos após o esgotamento desta série de 4 números.  

Desde setembro do ano passado que está aprovado mas será este ano que o decreto-lei que regula o número e chapa de matrícula entra em vigor. 

A nova série de matrículas é constituída por dois grupos de letras e um grupo central de dois algarismos. Estarão separados entre si por traços: AA-01-AA. Substituindo assim os 83 anos de história automóvel com dois pares de números. 

 

Modelos Antigos 

O primeiro modelo de matrículas de veículos foi registado a 1 de janeiro de 1937 com o modelo “AA-00-00”. Já em 1992 alterou para o modelo  “00-00-AA”. Foi em 2005 que começou a ser utilizada a série “00-AA-00”, que nos acompanhou até aos dias de hoje. Cada modelo permitiu a tiragem de cerca de cinco milhões de combinações. 

Mas as mudanças não ficam por aqui! Neste novo modelo de matrículas também serão introduzidas as letras Y, K e W. Até hoje tinham sido rejeitadas pelo Acordo Ortográfico mas agora será comum vê-las.

 

Tempo de vida  

Estas alterações – aumento do número de letras e a utilização de novas letras – contribuem para a multiplicação dos anos de vida deste modelo. De acordo com o IMT, esta série permite atribuir cerca de 28 milhões de matrículas. Multiplicando por 5 o número que até então era possível com cada um dos outros três modelos. 

Ou seja, atualmente as séries têm um tempo útil de vida de 15 anos, mas esta combinação permitirá que os portugueses vivam mais de 80 anos com este modelo! 

 

O IMT esclarece ainda que este novo número de matrículas destina-se apenas a viaturas novas e que é de total responsabilidade desta entidade, não sendo necessária qualquer ação por parte dos proprietários de veículos novos. [/column]

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer