Condutor cansado

 

As longas viagens de carro podem ser um bom momento para estar consigo mesmo, desfrutar da paisagem e de músicas que já não ouve há algum tempo. Contudo, o calor do carro aliado à inalterabilidade da estrada (sobretudo das autoestradas) podem provocar fadiga no condutor, diminuindo a sua atenção. Assim, os seus reflexos ficam mais lentos, pondo em causa a sua segurança e a de que o rodeiam. Neste artigo recomendamos-lhe as melhores soluções para se manter acordado na estrada.

Primeiramente, durma 7 a 8 horas no dia anterior, já que quanto mais descansado estiver, mais atenção terá à sua condução. Se continuar a sentir fadiga pare numa estação de serviço para beber um café ou movimentar o corpo.

Manter-se ativo ajuda a que o sangue circule melhor o que aumentará a sua energia. Assim, para além de ser sugerido que pare 15 minutos a cada duas horas de viagem, recomendamos que faça alguns movimentos enquanto conduz – sempre com precaução – para prevenir a má circulação.

Aumentar o volume da música é, também, um método eficaz para anular a fadiga no condutor. O som de uma canção alegre ou disruptiva, ou mesmo cantar, ajudam-no a despertar.

De seguida, mantenha o ambiente frio. Ao ligar o ar condicionado, abrir as janelas ou refrescar-se (beber água fria, tirar o casaco), ficará mais acordado.

Na Gorcarmat queremos garantir a sua segurança rodoviária seja com sugestões que o ajudem a usufruir de uma viagem melhor ou garantindo que carro se encontra preparado para a mesma. Conte connosco!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer