Condutor a mostrar carta de condução B

 

A carta de condução B é alusiva a veículos ligeiros. Contudo, apesar de esta habilitação ser tirada por grande parte condutores, há uma questão que se mantém: que tipo de veículos é que os titulares desta carta podem conduzir?

 

Automóveis ligeiros

Denominam-se “ligeiros”, veículos cujo peso é inferior ou igual a 3500kg e que não superem os 9 lugares. É-lhe permitido conduzir automóveis ligeiros com reboque atrelado, caso a massa destes não supere os 750kg.

 

Autocaravanas

Pode conduzir autocaravanas se o peso destas for igual ou inferior a 4250kg. Contudo, tal só poderá ser efetuado por titulares com 21 anos e com carta de condução há 3 anos. As autocaravanas precisam, também, de ter uma caracterização específica: têm de ser utilizadas para fins não comerciais ou de recreio; não podem transportar mais de nove passageiros.

 

Motociclos

São veículos de duas rodas cujo motor tem uma cilindrada superior a 50cm3 ou cuja velocidade supera os 45km/h. A sua potência deverá, no entanto, ter um máximo de 11kW. Um condutor com carta de condução AM ou mais de 25 anos, pode conduzir motas com 125cm3 de cilindrada.

 

Triciclos

Estes veículos têm três rodas, uma velocidade superior a 45km/h ou uma cilindrada de mais de 50cm3. Tal como nos motociclos, pode conduzir esta viatura se for titular de uma carta de condução AM ou se tiver idade igual ou superior a 25 anos.

Um condutor titular da carta de condução de categoria B pode, também, conduzir outros veículos como: máquinas industriais; máquinas e tratores agrícolas ligeiros (até 6000kg, com alfaias); máquinas florestais ligeiras, com 3500kg. A Gocarmat quer ajudá-lo a manter-se informado e, consequentemente, contribuir para a sua segurança rodoviária. Leia o nosso blog para descobrir outras dicas e conduza com precaução!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer