As escovas limpa vidros têm um papel fundamental na condução do seu veículo, principalmente nos meses mais chuvosos ou em condições climatéricas mais adversas. De facto, são estas as responsáveis por limpar o pára-brisas, garantindo uma boa visibilidade que por consequência trará uma circulação mais segura. Apesar das escovas  serem fundamentais nem sempre o condutor, dá a devida atenção, protelando a sua substituição o que acaba por traduzir-se naquela banda sonora insuportável com vibrações, efetuando muitas vezes riscos no pára-brisas e por consequência uma visão totalmente inadequada.

 

Sabia que a vida útil das escovas limpa brisas é de 18 a 24 meses? Pois é, a verdade é que são materiais bastante duráveis caso não sejam negligenciados pelo condutor. Para aumentar a vida útil das escovas limpa brisas é imprescindível ter alguns cuidados básicos:

 

Manutenção frequente

Limpar as escovas vai ajudar a mantê-las em boas condições durante mais tempo. É recomendável fazê-lo pelo menos uma vez por mês. Para isso é necessário levantar o braço das escovas e usar um pano macio humedecido com apenas água ou, com um produto de limpeza adequado, esta limpeza tem o fim de remover toda a sujidade acumulada nas borrachas evitando assim que as mesmas fiquem ressequidas. Note que não deverá utilizar qualquer produto de limpeza, se utilizar produtos corrosivos danificará as borrachas! Utilize apenas água com um pano macio ou o líquido normal de limpeza de para-brisas. Caso conduza em zonas mais poluídas, com polén ou areia, é ideal fazer esta limpeza semanalmente.

 

Evitar passagem em seco

Caso utilize as escovas a seco existe uma grande possibilidade de encontrar sujidade, impurezas e poeira que danificarão não só as escovas como o pára-brisas. É muito importante que tenha (sempre) o depósito do líquido limpa-vidros com produto próprio, isto, para que a limpeza seja mais eficiente e não danifique as escovas e o pára-brisas do seu automóvel.

 

Água como líquido limpa-vidros

É muito comum substituir o líquido limpa-vidros por água da torneira. No entanto, esta medida barata pode sair-lhe bastante caro provocando acumulação de calcário que poderá entupir os orifícios do pulverizador.

 

Não utilizar quando existir gelo

Chegar ao carro e ter o vidro exterior quase congelado é comum durante os tempos mais frios. No entanto, é muito importante não accionar os limpa pára-brisas nestes casos. Este acto fará com que o peso da neve/gelo provoque deformações no braço o que lhe sairá caro. Portanto, em tempos de gelo ou neve não utilize as escovas pára-brisas, tente remover o gelo com água morna, não coloque água muito quente pois estalará o pára-brisas, tenha consigo um Rodo Limpa Vidros para o ajudar a remover o gelo ou neve em excesso.

 

Estes são alguns cuidados básicos que aumentarão a vida útil das escovas limpa pára-brisas do seu veículo, no entanto, é importante perceber os sinais de pedido de substituição. Factores climáticos como o sol, calor e gelo agridem a borracha da escova pelo que é necessário garantir o bom funcionamento destes elementos que são muito importantes para a condução segura do seu veículo.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer