a mão de alguém a trocar de mudança

 


A embraiagem é um dos principais elementos de um veículo e tem um papel “chave” na ligação do motor à caixa de velocidades. É uma das peças com maior desgaste num automóvel, e por esse motivo, se não for usada de forma correta, pode gerar grandes complicações na condução.

Conheça as nossas recomendações dos cuidados que deve ter no uso da embraiagem:

 

Inicie suavemente a marcha e evite acelerações e travagens bruscas

Encontre o equilíbrio entre a embraiagem e o acelerador, pois um arranque brusco obriga o motor a trabalhar em esforço. Ao acelerar mais do que o necessário com o pé na embraiagem, aumenta exponencialmente as rotações. Isto provoca a deterioração do disco e o consumo excessivo de combustível.

 

Evite manter o pé no pedal da embraiagem

Este é um comportamento recorrente que poderá provocar um maior desgaste do disco. Enquanto conduz, pouse o pé no espaço de descanso, do lado esquerdo do pedal, evitando um uso inadequado do mesmo. Utilize o pedal apenas quando pára o seu veículo ou altera a mudança.

 

Não deixe o carro com uma mudança engatada quando estiver parado

Sempre que parar, coloque o carro em ponto morto. Assim, gradualmente, perderá o hábito de manter o pé na embraiagem.

 

Utilize os travões para imobilizar o carro em subidas

Em locais com alguma inclinação, é importante o uso dos travões para parar o seu veículo. Desta forma, evita o uso da embraiagem e do acelerador.

 

Troque as mudanças de forma suave e progressiva

A troca de mudanças deve respeitar uma determinada sequência e ser feita suavemente. O ideal é transitar sempre da primeira para a segunda, da segunda para a terceira e assim consecutivamente. Faça-o durante a aceleração e a desaceleração. Além de poupar combustível, garantirá que as peças da embraiagem estão a funcionar corretamente.

 

Verifique o estado da embraiagem em qualquer revisão

O mais importante na revisão do seu carro é a avaliação do cabo que aciona a embraiagem. É um procedimento bastante importante que não deve descurar, de forma a não ter gastos avultados na manutenção.

 

 

Na Gocarmat fazemos a revisão completa do seu veículo, sempre com a máxima atenção aos detalhes de todas as componentes. Evite problemas futuros e marque já a sua revisão numa das nossas oficinas especializadas.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer