Certamente que o seu orçamento já inclui o valor de combustível mensal do seu veículo mas… e se pudesse poupar dinheiro?

A verdade é que pode poupar e aqui neste artigo deixamos-lhe algumas dicas para economizar combustível e poupar o motor do seu veículo.

 

Pneus

Uma das mais conhecidas formas de optimizar o consumo de combustível é a verificação frequente da calibragem dos pneus. A pressão insuficiente, no caso de pneus com menos 1 bar de pressão representa mais 6% de consumo de combustível.

Verifique, regularmente, se os níveis de pressão correspondem à informação recomendada pelo fabricante. Esta informação encontra-se na ombreira da porta, no interior do tampão de combustível ou no manual de instruções da sua viatura.

 

Ar condicionado

Além de piorar o desempenho de veículos de baixa potência, a utilização excessiva do ar condicionado é também um dos erros mais frequentes por parte dos condutores. Diminuir o uso do sistema de ventilação, principalmente o Ar Condicionado, aumentará certamente a poupança de combustível.

 

Carga

É comum tratar o nosso carro como uma segunda casa e por isso é fácil acumular “tralha” no porta bagagens. Contudo, transportar peso a mais pode aumentar o consumo do seu veículo em 2%. Verifique o interior do seu carro regularmente e retire o que já não usa, deixe apenas os objectos imprescindíveis à viagem.

 

Condução

Ter uma condução agressiva é uma das razões para o gasto acrescido de combustível e do desgaste desnecessário dos travões. Evitar travagens e acelerações bruscas são formas de poupar o consumo de combustível. A verdade é que um veículo consome mais energia até alcançar uma certa velocidade do que ao mantê-la. Opte por ter uma condução defensiva e calma.

 

Combustível

Diminuir o consumo de combustível passa igualmente por fazer a escolha acertada da marca do mesmo. Cada veículo foi produzido para alcançar o melhor desempenho a partir de um determinado combustível. Ao contrário do que podem pensar, gasolina e gasóleo especial não trazem benefícios de desempenho. Todavia, não podemos deixar de referir que é de extrema importância que o combustível colocado seja aditivado, caso contrário poderá trazer-lhe problemas mais à frente. Damos como exemplo, quando usamos combustível do mais barato sem aditivo, um dano muito comum é o excesso de carvão acumulado nos injectores, isto piora significativamente o desempenho e aumenta em muito o consumo de combustível. Na hora de abastecer use o bom senso, mas lembre-se: deve usar sempre que possível combustível com aditivo, esta opção fará prolongar a vida do motor do seu carro, poupando mais à frente muito dinheiro.

 

Manutenção

Ir à oficina e pedir para verificar o estado das velas, o filtro de ar, filtro de combustível e filtro de óleo previnem avarias e, consequentemente, um baixo consumo de combustível e um aumento significativo da vida útil do seu automóvel; faça as manutenções recomendadas pelo fabricante, consulte o manual da sua viatura (área da manutenção) para mais informações.

Faça também sempre que possível manutenção preventiva à sua viatura, siga o que diz o manual, ao fazê-lo irá permitir que o motor trabalhe sem qualquer anomalia e com a máxima eficiência possível, poupando assim em reparações desnecessárias.

 

Trajectos

Parece uma dica muito básica contudo muitas vezes damos voltas desnecessárias! Defina o percurso para o seu destino antes de arrancar, opte pelo mais curto e com menos trânsito. Hoje em dia é extremamente fácil, com um smartphone, instale uma aplicação que lhe indique o melhor e mais rápido trajecto.

Se ficar parado mais de 2 minutos desligue o motor para poupar combustível!

 

Afinal os combustíveis fósseis são um dos principais responsáveis pelo aumento da poluição do nosso planeta e por isso é necessário termos uma atitude sustentável; lembre-se que ao poupar combustível está a contribuir para um futuro melhor e com menos emissões de carbono para a atmosfera!

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer