A Inspeção Automóvel é uma obrigação legal a que todos os veículos estão sujeitos, contudo, podem surgir vários inconvenientes que levam o condutor a gastar mais dinheiro e a preocupar-se sem necessidade.

De facto, o IPO não precisa de ser um transtorno e um bicho de sete cabeças pois existem algumas dicas que podem deixá-lo mais tranquilizado. Assim, para reduzir as probabilidades de reprovação é importante que verifique as condições do seu veículo e o prepare para a avaliação:

Documentação e Identificação

Parece banal mas é muito importante confirmar que todos os documentos referentes ao seu veículo estão atualizados. Ao deslocar-se a um centro de IPO é necessário levar o documento referente à última inspeção, o documento único do seu automóvel e o seguro.

Também é muito importante que a carroçaria, a matrícula, o número de motor e o chassi estejam em boas condições, sobretudo minimamente limpos sem demasiada sujidade.

Visibilidade

O seu veículo não deve apresentar vidros partidos ou mesmo rachados. Os espelhos retrovisores devem estar em bom estado não podendo nunca estar partidos, principalmente o retrovisor do lado do condutor; se partido, certamente será reprovado. Verifique ainda se o sistema de limpa pára-brisas está a funcionar corretamente, com água no depósito e se faz a limpeza de forma eficaz.

Sistema de Iluminação

Confirme se as luzes de presença, os médios e os máximos estão a funcionar corretamente. Verifique também se a luz de nevoeiro traseira está funcional. Tenha especial atenção à calibração dos médios e máximos: se tem presente que as luzes não estão a funcionar correctamente dirija-se a uma oficina e peça um check-up gratuito. Desta forma os técnicos saberão o que fazer e calibrar, se tal for necessário. É também importante verificar o bom funcionamento dos piscas, as luzes de stop, as de marcha atrás e a luz de matrícula.

Pneumáticos e Direção

Verifique o estado dos pneus e se estes têm, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. Os veículos com pneus carecas ou com outro tipo de anomalias, como por exemplo danificados lateralmente, são automaticamente reprovados. Verifique se a direção do seu veículo está alinhada. Se a viatura não circular em linha reta deverá levá-la, antes do dia da inspeção, a uma oficina e solicitar o alinhamento de direção.

Sistema de Travagem

Se os travões do seu veículo produzem sons então este é um sinal de que pode estar na altura em que deve substituir as pastilhas de travão/calços. Os travões de estacionamento também devem estar em boas condições pois um sistema de travagem deficiente é suficiente para o seu automóvel reprovar.

Fluidos

É muito importante perceber se existem fugas de óleo ou de outro qualquer fluido, isto certamente colocará em causa a aprovação do seu veículo.

Pré-Sinalização e Segurança

Não esqueça de confirmar o correto funcionamento dos cintos de segurança bem como se correspondem ao número de lugares homologados. Verifique também se todas as portas abrem convenientemente, e ainda se a buzina está a funcionar. Certifique-se que tem o triângulo de pré-sinalização e o colete reflector; para facilitar o inspector coloque-os antecipadamente à vista desarmada. Tenha em especial atenção que o colete refletor deve estar homologado cumprindo as normas EN ISO 20471:2013 e EN13688.

A pensar na Inspeção Periódica Obrigatória, a Gocarmat criou o “serviço de acompanhamento do seu veículo ao centro de inspeção automóvel”. Este serviço inclui um check-up que avalia todas as condições atrás relatadas, e juntamente com um dos nossos técnicos, o transporte da sua viatura até ao Centro de Inspeções. Não perca tempo com a ida até ao IPO, a Gocarmat trata de tudo. Conheça este serviço em bit.ly/3agVyq0 e não terá com o que se preocupar![/column]

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer