vidros_embaciados

Com a chegada do inverno e com ele das chuvas e do frio, um problema que surge é o dos vidros embaciados no carro. É muito comum vermos condutores numa luta incansável contra o embaciamento durante as nossas viagens. Por isso, e para que esta não se torne uma luta do leitor também, neste artigo vamos explicar-lhe como funciona este fenómeno, e dar-lhe várias opções para evitar este problema e combater este inimigo, que pode levar a dificuldades na condução.

 

Condensação: o fenómeno

O fenómeno em si explica-se de forma muito simples. O que acontece é que, sempre que a temperatura no exterior do veículo é mais baixa do que a interior, a humidade presente no carro condensa nos vidros. Esta é uma situação que se agrava pela falta de ventilação do automóvel e pelo calor corporal, respiração e transpiração dos presentes. No entanto, segundo a ciência, uma das agravantes é também a sujidade presente nos vidros.

 

Passemos então à nossa lista de técnicas para evitar vidros embaciados:

  • Limpeza regular dos vidros:

Sabia que o pó e a gordura das mãos de quando tocamos no vidro, criam uma fina película oleosa de sujidade nos seus vidros? É impercetível, mas cria o meio perfeito para a aglomeração da condensação, embaciando os seus vidros do carro. Mas existe uma forma muito simples de resolver esta situação. Tudo o que precisa é de um pano limpo e um limpa-vidros. Limpe-os com frequência com estes utensílios e dificilmente voltará a conduzir com os vidros do automóvel completamente embaciados.

  • Cera automóvel:

Sim, a cera automóvel também pode ser uma aliada nesta situação! Esta tem capacidade de, quando aplicada nos vidros do carro, criar uma película que repele a humidade e evita que os seus vidros fiquem embaciados.

Aqui o processo também é descomplicado. Apenas precisa de aplicar uma camada fina de cera no interior e exterior dos vidros de forma uniforme e, posteriormente, usar um pano limpo para retirar os excessos para que não deixe vestígios de cera. Repita este processo de duas em duas semanas para manter a sua eficácia.

  • Glicerina e Álcool Etílico

Tal como os métodos anteriores, este também funciona porque cria uma camada de proteção que previne a acumulação da humidade. Junte apenas 60g de glicerina líquida e 1L de álcool etílico num recipiente e misture muito bem. Depois só precisa de aplicar com um pano limpo em todas as superfícies do vidro. Repita sempre que notar que o efeito começa a desaparecer.

  • Sílica:

Esta é a nossa solução mais criativa. Utilize grãos de areia de sílica para gato dentro de uma meia, e esconda debaixo dos assentos do condutor ou do passageiro no seu automóvel. E porque é que este método resulta como prevenção para vidros embaciados? A sílica é um material muito absorvente e vai reduzir com eficácia a humidade presente no seu carro.

 

O que fazer quando os vidros já estão embaciados?

A solução não passa por ligar a ventilação porque esta vai trazer mais sujidade do exterior para o habitáculo o que, como já foi explicado, apenas vai favorecer o embaciamento dos vidros. E também porque a condensação nos vidros se combate com ar frio.

Para evitar situações desagradáveis como esta, os carros modernos já facilitam a operação de desembaciamento, vindo equipados com esta função para o para-brisas, porém, se o seu automóvel não tiver esta funcionalidade, deve usar o sistema de ar condicionado na temperatura mais baixa possível. Este processo resulta porque o ar que é expelido é mais seco e reduz a humidade relativa existente no interior do veículo. Deve também apontar o fluxo de ar para os vidros e abrir um pouco as janelas, de forma a moderar as disparidades de temperatura entre o interior e o exterior.

 

Agora vejamos o que não devemos fazer quando isso acontece.

O primeiro instinto de muitos condutores é pegar num pano e passar nos vidros com a crença que o pano absorva a humidade, ou até mesmo utilizar as próprias mãos com o intuito de diminuir a frustração que esta situação causa na condução. Estas não são boas práticas porque apenas irá estar a espalhar a sujidade já presente nos vidros do seu automóvel, o que irá provocar ainda mais embaciamento. Esta é uma operação que tem que ser repetida constantemente pelo condutor, que muitas das vezes é feita com o carro em movimento, o que pode colocar em risco quem frequenta a estrada.

 

Por isso, a Gocarmat aconselha-o a experimentar uma das técnicas apresentadas neste artigo para evitar o embaciamento dos vidros do seu carro. Garanta a sua segurança rodoviária e conte connosco para as melhores dicas para a manutenção do seu carro.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping