combustivel-errado

Distraiu-se e por engano colocou o combustível errado no seu carro? A probabilidade de isto acontecer é cada vez menor, no entanto, devido a algum descuido ou acidente, ainda pode acontecer. Leia o nosso artigo e saiba como deve proceder no caso de cometer este erro.

 

Abastecer o automóvel com o combustível errado é mais comum do que talvez possa pensar. No entanto, este tipo de engano pode trazer alguns problemas menos simpáticos para a sua viatura.

O abastecimento de gasóleo no depósito de um automóvel a gasolina não é tarefa fácil. No entanto, como o bocal de enchimento do depósito de um carro a diesel é maior, a pistola de enchimento de gasolina entra e pode facilitar o engano.

Nas viaturas mais antigas é ainda mais fácil cometer este erro, dado que não existe diferença na abertura do bocal dos automóveis a diesel e a gasolina. Assim sendo, se troca frequentemente entre um carro a gasolina e outro a gasóleo, lembre-se de verificar qual o combustível que deve utilizar.

 

Utilizei o combustível errado, e agora?

Este engano não levará à destruição do seu veículo, nem os danos têm de ser muito dispendiosos. No entanto, todos estes danos estão ligados à quantidade de combustível misturada no depósito e a tecnologia utilizada no motor do seu veículo.

Caso se aperceba do erro e ainda não tenha abastecido mais de 10% da capacidade do depósito (num automóvel normal, num tanque de 50L, 10% corresponde a 5L), ou seja, se abasteceu menos de 5L do combustível errado, deve parar imediatamente o abastecimento e atestar o resto do depósito com o combustível recomendado.

Se, quando deu conta do erro, o abastecimento já reunia uma quantidade considerável de combustível errado, o melhor é solicitar um reboque, dado que o depósito do automóvel terá de ser removido e limpo para que não danifique os restantes componentes.

No entanto, para além desta situação, existem outros dois cenários possíveis e, desse modo, comportamentos diferentes que deve ter:

○ Abastecer com o combustível errado e não ligar o veículo

Se abasteceu e se apercebeu do seu erro ainda antes de ligar o automóvel e iniciar a marcha, mantenha a ignição desligada. Esta é, na verdade, a melhor altura para se aperceber do seu erro.

Isto porque, se não ligar a ignição, o combustível equivocado ficará simplesmente no depósito. Como não chegará ao motor, nunca irá provocar eventuais danos que, no pior cenário, poderiam representar custos bem dispendiosos.

No caso de precisar de alterar o carro de sítio, tente deslocá-lo sem acionar a ignição. Deve alertar os funcionários do posto de abastecimento caso isto não possa ser feito em segurança para o que está a acontecer, e posteriormente contactar a assistência em viagem. Pode solicitar que o carro seja encaminhado para uma oficina de forma a que o combustível errado seja retirado do depósito para que este seja limpo e descontaminado totalmente.

○ Abastecer com o combustível errado e ligar o veículo

Se iniciou a marcha e não se apercebeu do engano, deve parar imediatamente e desligar o veículo.

Tendo em conta que foi iniciada a marcha e o combustível foi puxado pela bomba injetora até ao motor, esta ação provocar danos graves no automóvel, que, em alguns casos, podem ser mesmo irreversíveis.

O tempo que demora a aperceber-se do erro pode variar, mas é usualmente pouco tendo em conta os sinais que o carro por norma mostra. Na maior parte das vezes, o motor do veículo falha ou vai abaixo, mas se tiver dúvidas acerca do combustível que abasteceu, existem alguns sinais que o carro pode mostrar, tais como:

  • Falhas na aceleração;
  • Falhas no motor;
  • Motor a emitir sons incomuns;
  • Excesso de fumo;
  • Veículo a ir abaixo.

Mal se aperceba do sucedido, imobilize o veículo logo que possível e solicite o apoio dos serviços de assistência em viagem para poder encaminhar o carro até uma oficina.

 

Atente à possível necessidade de reparações

Os custos das reparações provocados por este problema, estão subordinados ao número e custo dos componentes mecânicos que foram danificados. Dependendo de qual é a tecnologia presente no motor, as consequências também são muito diferentes. As avarias que acontecem com mais frequência são no motor, nos injetores, nos filtros, entre outros componentes.

Se os motores forem resistentes, em muitos casos a remoção do combustível e a limpeza do depósito são suficientes. Mas ainda assim, existem reparações que podem ficar extremamente dispendiosas e chegar mesmo aos quatro dígitos. Dessa forma, o essencial é mesmo jogar pelo seguro e atentar ao combustível que está a colocar no seu automóvel.

 

Previna abastecimentos com o combustível errado

Nos postos de abastecimento já encontra bastante sinalização, tornando mais simples identificar os diferentes tipos de combustível que estão disponíveis.

Muitos carros já apresentam também a indicação do combustível recomendado pelo fabricante, que fica normalmente junto à entrada do depósito.

Desta forma, a melhor forma de evitar abastecer com o combustível errado é verificar qual é o combustível recomendado pelo fabricante e, posteriormente, confirmar qual a agulheta correspondente no posto de abastecimento.

 

Lembre-se que abastecer o carro com o combustível errado é um erro que pode acontecer a qualquer um, por vezes até devido a distrações causadas pelo cansaço. Porém, esperamos que se tiver este acidente, o nosso artigo lhe tenha dado as informações necessárias de como atuar se isso acontecer. E se precisar de assistência mecânica, conte com a Gocarmat para uma reparação de confiança.

Copyright © GOCARMAT® | Rede de Oficinas Multimarca

Política de Proteção de dados | Termos & Condições

logo-footer
Wishlist 0
Continue Shopping