Os equipamentos de segurança automóvel atuam em dois momentos: a tentar prevenir ou evitar acidentes (segurança ativa) e, caso aconteça, a minimizar os seus efeitos (segurança passiva).
Conheça, a seguir, quais são estes equipamentos de segurança automóvel e como utilizá-los.
Equipamentos de segurança ativa
Sistemas de travagem
De ajuda e aumento de eficácia: tipo de travão, arrefecimento da travagem, ABS (Sistema Anti-Bloqueio), servo-freio.
A função dos travões ABS é evitar que os pneus bloqueiem e derrapem numa travagem, permitindo ao condutor ter o controlo da direção ao mesmo tempo que trava.
Sistema de direção, pneus, amortecedores e demais órgãos
De aderência e suspensão e controlo de estabilidade, nomeadamente apêndices aerodinâmicos, ESC, etc.
Controlos eletrónicos de estabilidade
Numa situação de derrapagem numa curva, os controlos eletrónicos de estabilidade devolvem ao automóvel a trajetória traçada pelo condutor sem que este intervenha.
Travagem automática de emergência
Quando uma colisão está prestes a acontecer, o sistema de travagem automática de emergência aplica os travões caso o condutor não o faça, atenuando ou evitando o choque.
Montagem de alcoolímetro pré-instalado
Este dispositivo de segurança não permite ao condutor ligar o motor se ele tiver ingerido bebidas alcoólicas em excesso.
Aviso do grau de alerta do condutor
Em caso de sonolência ou desatenção do condutor, este sistema adverte-o.
Aviso avançado de distração do condutor
Em situações de trânsito intenso, este sistema alerta o condutor que está distraído.
Sinalização luminosa de paragem de emergência
Em caso de desaceleração elevada após uma forte travagem, os piscas acendem alertando outros condutores.
Assistente inteligente de velocidade
Este sistema ajuda o condutor a manter o automóvel dentro dos limites de velocidade permitidos em cada troço do percurso.
Assistente de manutenção da trajetória
Como o próprio nome sugere, este dispositivo de segurança avisa o condutor se ele sair inadvertidamente dos limites laterais da estrada, através de vibração no volante e até de correção da trajetória.
Câmara de marcha-atrás
A câmara de marcha-atrás deteta a aproximação de peões ou automóveis durante o recuo do veículo, contribuindo para evitar colisões.
Aviso de ângulo morto
Este aviso alerta o condutor da presença de outro automóvel no ângulo morto através de luz a piscar e de som.
Controlo de cruzeiro adaptativo
Estabelece uma determinada velocidade constante em autoestrada e permite programar uma determinada distância de segurança relativamente ao automóvel à frente.
Faróis automáticos
Dispositivo importante que permite ao automóvel mudar os faróis automaticamente (de médios para máximos e vice-versa).
Equipamentos de apoio ao conforto e navegação
GPS, bancos envolventes, climatização.
Equipamentos de segurança passiva
Cinto de segurança
Item obrigatório em automóveis ligeiros, o cinto de segurança retém o corpo dos ocupantes do automóvel, reduzindo lesões graves e salvando vidas. Deve ser usado por todas as pessoas, quer condutor, quer passageiro, à exceção daquelas que possuam um atestado médico de isenção por graves razões de saúde, emitido pela autoridade de saúde da área da sua residência.
Pré-tensores
São um complemento ao cinto de segurança e servem para ajustar o cinto ao corpo e manter a pessoa ajustada ao seu lugar.
Encosto de cabeça
Deve ser ajustado adequadamente à altura da cabeça para proteger a região do pescoço e cervical em caso de embate pela retaguarda.
Airbag
Complemento frontal e lateral que atua após a colisão, destinado a proteger a parte superior do tronco.
Barras de segurança laterais
Barras de aço fixadas entre as colunas do automóvel, por dentro das portas, que têm a função de preservar o habitáculo em caso de colisões laterais.
Estrutura resistente do quadro
Também chamado de chassis, o quadro é o núcleo do automóvel e refere-se ao esqueleto metálico que vertebra o carro e suporta o resto dos elementos.
Zonas de deformação programada
Estruturas deformáveis da carroçaria para absorver a energia do choque.
Sistemas de retenção para crianças
Classificados em 5 grupos:
- 1º Grupo 0: peso inferior a 10 kg, alcofa rígida e até 9 meses ou 10 kg, cadeira assento invertido.
- 2º Grupo 0+: peso inferior a 13 kg, cadeira assento invertido.
- 3º Grupo I: peso entre 9 kg e 18 kg, cadeira assento invertido.
- 4º Grupo II: peso entre 15 kg e 25 kg, cadeira apoio/banco elevatório.
- 5º Grupo III: entre 22 kg e 36 kg, banco elevatório.
Colete Retrorreflector
O colete retrorreflector deve ser utilizado sempre que o automóvel ficar imobilizado na via ou na berma, e o condutor estiver a colocar o triângulo de pré-sinalização de perigo, a reparar o veículo e/ou a remover carga caída na via.
Triângulo de pré-sinalização de perigo
Sempre que o automóvel ficar imobilizado na via ou na berma ou nestas tenha deixado cair carga, o triângulo deve ser colocado perpendicularmente em relação ao pavimento e ao eixo da faixa de rodagem, a uma distância superior a 30 metros da retaguarda do veículo ou da carga e deve ser visível a, no mínimo, 100 metros de distância.
Extintor
Permite o controlo do início de incêndio, evitando tomar proporções incontroláveis.